Se você esteve na internet nos últimos 5 anos (se ainda não o fez, bem-vindo!), provavelmente viu fotos de garotas com rostos de cachorros, fantasmas brancos em fundos amarelos e fotos e vídeos breves e com filtros, que duram não mais do que 10 segundos. 

Tudo isso está associado ao Snapchat, um dos maiores aplicativos de conteúdo da internet. 

Embora a premissa original do aplicativo fosse bem simples (basicamente foi projetada para enviar imagens que desapareceriam depois de um certo período de tempo e informar o remetente se a pessoa do outro lado da tela fez screenshot da sua foto), o aplicativo evoluiu para um modelo social. 

Hoje em dia é um dos maiores aplicativos de mídia, uma ferramenta de comunicação, uma fonte de notícias e muito mais. Mas vamos explicar-lhe um pouco mais como funciona este aplicativo. 

O que é o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo que foi originalmente fundado por Evan Spiegel e Reggie Brown em 2011, dois estudantes da Universidade de Stanford que acabaram se desentendendo com o que surgiu (se você está conseguindo o déjà vu da Rede Social, eu não culpo você…).

A premissa do aplicativo era simples: você poderia enviar e receber fotos (vídeos que não existiam no início do Snapchat) que desapareceriam depois de alguns segundos. 

Se você ousasse fazer o screenshot da foto de alguém, ela informaria instantaneamente à pessoa do outro lado que a foto foi capturada na tela.

Embora o layout original do aplicativo tenha sido bem direto, o Snapchat evoluiu para um grande número de negócios.

O aplicativo oferece comunicação direta, como mensagens de texto, ligações, mensagens de vídeo e muito mais com amigos e familiares. 

Dessa forma, o aplicativo neste momento está permitindo que as pessoas gravem e publiquem seus vídeos e fotos em sua história do Snapchat, mantendo o mesmo ativo durante 24 horas. 

A par disso, é também possível ter a opção de salvar as Histórias do Snapchat no mural da câmara.

Como funciona este aplicativo?

Abra o aplicativo Snapchat, tire uma foto ou um vídeo de até 10 segundos, adicione os filtros, adesivos, texto e emojis do snapchat desejados (você pode até criar adesivos personalizados com selfies e fotos tiradas), adicione um filtro geográfico para marcar sua localização e, em seguida, poste na sua história do Snapchat ou em uma mensagem pessoal para um amigo.

O legal sobre o Snapchat é que você pode usar o aplicativo sem enviar um Snap – você pode seguir suas celebridades favoritas com base em seus nomes de usuário e assistir às suas histórias no Snapchat durante todo o dia. 

A par disso, pode ainda assistir e seguir suas marcas favoritas para conteúdo exclusivo e anúncios ou simplesmente percorrer a página “Descobrir” para se atualizar sobre notícias e eventos atuais, pois é atualizado diariamente.

O que são as histórias do Snapchat?

As histórias do Snapchat existem quando você decide postar um instantâneo de uma foto ou um vídeo na seção “Histórias” da sua conta.

A seção Histórias funciona como uma espécie de feed, e pode ser vista por seus amigos – estes não são snaps privados. 

Assim sendo, nosso conselho é que não faça upload de nada escandaloso que você não gostaria de ver no mundo.

Posteriormente, você também pode ver quem assiste suas Histórias do Snapchat e quem voltou para assisti-las mais de uma vez.

Acredite que o Snapchat tem tudo a ver com espionar pessoas que estão espionando você!

E quanto à página Discover?

A página Discover é essencialmente uma fonte de notícias voltada para a geração dos millennials ou para pessoas que não gostam de ler relatórios longos. 

Há uma tonelada de conteúdo diferente em segmentos rápidos e incisivos que ajudam você a absorver as notícias e o que você acha interessante de maneira rápida e eficiente.

Quando o Snapchat lançou essa opção pela primeira vez, talvez houvesse quatro ou cinco opções de notícias diferentes. Agora são mais de 30.

Há apenas filtros com cara de cachorro, ou …?

Uma coisa que se tornou sinônimo do Snapchat são os filtros ao vivo disponíveis para as pessoas jogarem e tirarem selfies. 

Se você viu uma foto de uma menina com um nariz de cachorro e orelhas de cachorro saindo uma língua gigante no Tinder no último momento, então você pode culpar o Snapchat diretamente.