O programa, apresentado nesta segunda-feira, ajudará a evitar desperdícios
O programa, apresentado nesta segunda-feira, ajudará a evitar desperdícios

Tubarão

 

O estoque e a distribuição de alimentos dentro da rede municipal de Tubarão sofrerão mudanças. O sistema de controle de merenda escolar possibilita a utilização mais responsável dos produtos comprados pela secretaria de educação da prefeitura e destinados à merenda.
 
Nesta segunda-feira, foi feita uma apresentação aos integrantes dos Conselhos de Educação, de Alimentação Escolar e do Fundeb e ao secretário de educação da prefeitura, Felipe Felisbino. 
 
O programa tem o mesmo princípio dos utilizados em grandes redes de supermercado para controle de estoque. “Com o programa, é possível acompanhar em tempo real todo o processo de compra, até o pagamento dos produtos. Isto vai otimizar os recursos e permitir o destino correto do bem público”, salienta Felisbino. 
 
A presidenta do Conselho de Alimentação Escolar, Laura Oppa, revela que a maior dificuldade é o controle de estoque. “Algumas escolas recebem mais do que necessitam, outras recebem menos. Com este programa, será possível ter um controle eficiente, evitando falta ou desperdício”, afirma Laura.
 
Hoje, a cesta básica da rede municipal tem 64 itens, que são enviados às unidades escolares. “Além da quantidade exata, o programa permitirá que o próprio diretor controle, por exemplo, a qualidade e o tipo do produto entregue pelo fornecedor. Isto vai garantir que a prefeitura receba exatamente o produto que comprou”, acrescenta Felisbino.
 
A previsão é de que o programa comece a ser implantado já nos próximos dias, e fique em caráter experimental até o fim do ano.