#Pracegover Foto: na imagem há um prédio sendo pintado por um homem
#Pracegover Foto: na imagem há um prédio sendo pintado por um homem

A última semana de setembro iniciou com oportunidades em Santa Catarina. São 4150 vagas de empregos, sendo 196 destinadas às pessoas com deficiência, disponibilizadas em mais de 50 cidades catarinenses. Os números foram divulgados pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

As ofertas da semana englobam as mais variadas funções, com pré-requisito desde nível fundamental a superior. O Oeste do estado lidera as vagas, com mais de mil oportunidades. Em destaque estão São Miguel do Oeste (872), Concórdia (343) e Chapecó (276).

Na avaliação do coordenador estadual do Sine, Ramon Fernandes, a oferta de vagas no estado é um reflexo do otimismo do empreendedor catarinense.

“Um exemplo é o índice de confiança industrial, que subiu para 64,8%, segundo o último relatório divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), assim como a intenção de investir do setor, que em setembro apontou 68,9%. Os números também seguem positivos no comércio e serviços. Esses indicadores confirmam o crescimento da produção e do emprego. Seguimos com o trabalho em conjunto, governo e setor produtivo, com foco nas melhores perspectivas e continuidade da retomada da economia”, frisa Fernandes.

No entanto, o coordenador estadual enfatiza que ainda é baixa a procura dos catarinenses pelas vagas.

Buscando as vagas
Passo 1: baixar o aplicativo

Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular, pesquisar por “Sine Fácil” e seguir com o processo de instalação gratuita. Para iniciar o aplicativo, basta clicar no ícone presente na lista de apps do seu celular.

Passo 2: acessar

Uma forma de acessar o aplicativo é pela conta no site gov.br. Outra possibilidade é pelo QR Code (código), que pode ser gerado na Agência do Sine/SC mais próxima, por meio de agendamento.

Passo 3: consultar as vagas de emprego

As vagas de emprego são consultadas de acordo com o perfil profissional cadastrado. O site Emprega Brasil descreve que se o trabalhador se interessar pela vaga, basta clicar em “Quero Esta Vaga” e agendar a entrevista.

Na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horário escolhidos. Em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.

Uma outra forma de se candidatar as vagas é pelo site empregabrasil.mte.gov.br.

Sem acesso à internet

Trabalhadores que não possuem acesso à internet podem agendar um horário para atendimento em uma agência do Sine/SC mais próxima, para o preenchimento do currículo.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul