#Pracegover foto: na imagem há duas mãos, uma carteira de trabalho, folha e caneta
#Pracegover foto: na imagem há duas mãos, uma carteira de trabalho, folha e caneta

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão integrado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, está com 8.913 vagas de emprego disponíveis no Estado, sendo 228 para pessoas com deficiência (PCD). As oportunidades estão em diversas áreas de 73 municípios. Chapecó, no Oeste, continua sendo a cidade com mais vagas em aberto entre as unidades do Sine, com 824 oportunidades disponíveis, seguida de Brusque (711), Concórdia (648) e São Miguel D’Oeste (624).

Na avaliação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, a oferta de vagas no estado é um reflexo da atuação do Estado. “O trabalho realizado constantemente para a atração de empresas e ampliação de negócios tem-se mostrado efetivo e contribui para os números na geração de emprego”, destacou o secretário.

O diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart, reforçou a importância de os trabalhadores atualizarem os cadastro. “O número de oportunidades é disponibilizado toda semana para a população, mas os empregos são preenchidos dia a dia. Por este motivo, é preciso que o candidato fique atento, e aqueles que já possuem cadastro que os mantenham atualizados”, enfatizou.

Para concorrer

Candidatos devem procurar uma das mais de 130 unidades do Sine, estaduais e municipais, em funcionamento em Santa Catarina. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho.

Devido à pandemia, o atendimento em algumas unidades está sendo feito via agendamento, por telefone. Antes de se dirigir a uma unidade, portanto, procure saber como está o procedimento no seu município. Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá, o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul