Zahyra Mattar
Tubarão
 
O calendário do comércio de Tubarão até o fim deste ano poderá ser novamente modificado. Os sindicatos dos trabalhadores e patronal não  entram em acordo quanto à realização de mais sábados especiais por mês, além do já consolidado Dia D, promovido há anos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
 
Quarta-feira, em assembleia no Sindicato dos Comerciários de Tubarão e Região, os empregados recusaram a proposta de abrir as portas por dois sábados. O Sindilojas, contudo, garante que não existe, nem nunca existiu proposta para a realização de dois eventos festivos mensalmente. 
 
"É que neste ano os horários especiais normais do comércio, em alusão a datas como Dia das Mães e dos Pais, coincidiram com os sábados", justifica a secretária executiva do Sindilojas, Natalia Cordini Pavanello Massih.
Segundo ela, os trabalhadores já sabiam deste calendário, cuja formulação foi aprovada por unanimidade, em assembleia, no dia 23 de fevereiro, durante as convenções trabalhistas.
 
"Ficamos extremamente chateados pelo posicionamento dos representantes dos colaboradores. Estamos abertos para reformular, caso queiram. Este tipo de embate é desnecessário", lamenta Natalia.
 
Conforme a secretária, o comércio abrirá as portas dois sábados neste mês, no próximo – em virtude do Dia dos Pais – e em novembro, para compensar os feriados dos dias 2 e 15 (veja no quadro abaixo).
 
Em protesto, amanhã, durante a edição do Dia D, o sindicato dos trabalhadores fará uma ação para pedir à população que boicote o comércio. O pedido será para que os tubaronenses efetuem as suas compras apenas durante a semana.
Ontem, um carro de som já circulava pelo centro da cidade com um manifesto neste sentido.
 
 
Calendário
 
Maio
Amanhã – Sábado é o Dia D (das 9 às 17 horas).
Sexta-feira da próxima semana – Horário especial de Dia das Mães (das 9 às 22 horas).
Sábado da próxima semana – Horário especial de Dia das Mães (das 9 às 17 horas).
 
Junho
Dia 9 – Sábado é o Dia D (das 9 às 17 horas).
Dia 11 (segunda-feira) – Horário especial do Dia dos Namorados (das 9 às 22 horas).
 
Julho
Dia 7 – Sábado é o Dia D (das 9 às 17 horas).
 
Agosto 
Dia 4 – Sábado é o Dia D.
Dia 10 (sexta-feira) – Horário especial de Dia dos Pais (das 9 às 22 horas).
Dia 11 – Horário especial de Dia dos Pais (das 9 às 17 horas).
 
Setembro
Dia 8 – Sábado é o Dia D (das 9 às 17 horas).
 
Outubro
Dia 6 – Sábado é o Dia D (das 9 às 17 horas).
Dia 11 – Horário especial Dia das Crianças (até às 22 horas).
 
Novembro
Dia 10 – Sábado é o Dia D (das 9 às 17 horas).
Dia 24 – Sábado especial para compensar os feriados dos dias 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República). O comércio abrirá das 9 às 17 horas.