Imbituba

Um processo licitatório para a aquisição de um triciclo automotor zero quilômetro, que será utilizado na demarcação das estradas do município ocorrerá nesta segunda-feira. A compra do equipamento será feita via Diretoria Municipal de Trânsito (Demutran), por meio do Fundo Municipal de Transitolicitação.

O Fundo que é formado pelo dinheiro recolhido nas multas de trânsito emitidas pelos fiscais do Demutran , em Imbituba. Por Lei, tais recursos só pedem ser utilizados na compra de equipamentos e materiais necessários para o trânsito, como placas, tintas e máquinas como o triciclo, que será utilizado na demarcação rodoviária.  

Conforme o prefeito Rosenvaldo Júnior, a aquisição é um avanço significativo, ainda mais para os servidores. “O trabalho era feito todo manualmente. Com isso, iremos economizar tempo, material e preservar a saúde de nossos trabalhadores”, destaca.
 A marcação horizontal complementa e regulamenta a sinalização de trânsito é composta, ainda, pela sinalização vertical como as placas, por exemplo. A nova ferramenta vai agilizar o processo de pintura, assim, podendo o Demutran concentrar mais tempo e esforços em outras áreas de sua atuação.

De acordo com o diretor de trânsito, Antônio Roz de Souza, o triciclo, que é adaptado para pintura com tinta a frio a base de resina acrílica retrorreflorotizada, vai auxiliar na colocação de toda a sinalização horizontal na cidade, entre elas faixas de pedestres, marcas de canalização, identificação para vagas de deficiente físico e idoso, além de um acessório para pintura de meio-fio.

 Por se tratar de pregão, o vencedor será a empresa que oferecer o menor valor, já que o equipamento está orçado em torno de R$ 130 mil. Após a licitação, o prazo de entrega do triciclo motorizado e adaptado é de 30 dias e há um período de duas semanas de treinamento para os servidores que irão utilizar a máquina.