Tubarão

 

Quem nunca se incomodou com um barulhinho chato, que aparece do nada em algum lugar do carro? O problema é bastante comum. O que pouca gente sabe é que é possível exterminar com estes ‘grilos’. O primeiro passo é procurar uma oficina especializada.
 
Segundo Ramires Preve, da LDD Ruídos Internos, de Tubarão, o barulho quase sempre vem de fios elétricos soltos dentro do painel e da parte interna das portas. Com o movimento do carro, eles batem em outros componentes e superfícies.
 
Outras fontes de ruídos indesejáveis são os trilhos de apoio dos vidros mal lubrificados. “Com o passar do tempo, as borrachas que sustentam essas peças tendem a ressecar, daí os incômodos rangidos”, acrescenta Ramires. Em casos mais graves, o problema pode ser um ponto de solda desfeito (uma falha estrutural do carro).
 
Além de aumentar o conforto para os ocupantes, acabar com os ruídos internos também valoriza o veículo na hora de revendê-lo. O reparo, que pode demorar cerca de uma hora (no caso do conserto de portas) a três dias (quando é preciso revisar todo o interior do veículo), custa entre R$ 70,00 e R$ 2 mil.