Rayana canta desde 6 anos e acredita que é mais que um dom. Para ela, é um chamado de Deus.
Rayana canta desde 6 anos e acredita que é mais que um dom. Para ela, é um chamado de Deus.

Cíntia Abreu
Cap. de Baixo

Quando criança, sonha-se com várias profissões. Conforme a fase da vida, a vontade é de ser médico, astronauta, professor e artista. Para muitos, a profissão não é somente uma questão de escolha, e sim um dom.
Ryana Claudino Machado, que no próximo mês completará 13 anos, conta que aos 6 anos percebeu que a sua afinação vocal era mais que uma forma de brincar de cantar. “Foi um chamado de Deus”, ressalta a cantora.

A menina, com todo o apoio da família e da igreja do Evangelho Quadrangular, lançará o seu primeiro CD no dia 22 de agosto, no União Siderúrgica, em Capivari de Baixo, às 19h30min. “Foram muitos anos de luta. Meus pais e eu íamos de igreja em igreja divulgando meu trabalho e pedindo auxílio”, lembra Rayana.
Rayana tem o ar ainda infantil, porém, sabe a responsabilidade de cantar os louvores a quem tem fé. “Não é apenas cantar, é resgatar almas para Jesus”, analisa a menina.

A mãe, Rosinete Claudino, fala com brilho nos olhos do orgulho, e dos percalços ocorridos. “Ryana é nosso orgulho porque soube enfrentar tudo com fé. Na primeira vez que marcamos a gravação dos louvores em Florianópolis, sofremos um acidente, e a gravação não ocorreu”, lamenta Rosinete.

Para que o sonho de cantar se tornasse realidade, o pai de Ryana, Celso de Souza Machado, precisou trabalhar muito. E, com a ajuda dos amigos, do patrão e da igreja, conseguiu arrecadar os R$ 9 mil necessários para o lançamento do CD. “Tudo está no controle de Deus. Demorou, mas hoje as portas estão se abrindo mais fácil do que imaginávamos”, completa a mãe.

O show de lançamento do CD, Mais que vencedor, que com dez faixas de louvores, vendido a R$ 15,00, terá entrada franca. Na música Aprendendo a bíblia, Ryana conta com a participação de sua irmã mais nova, Vitória, de 5 anos.