#Pracegover Na foto, céu coberto de nuvens
Foto: Banco de imagens Notisul

As condições para nebulosidade se mantêm por toda Santa Catarina nesta sexta-feira, por conta de um sistema de alta pressão ainda favorecendo o aporte de umidade do oceano para o continente. Há chance de chuvas fracas nas regiões ao norte do estado.

As temperaturas seguem com baixa amplitude térmica ao longo do dia na metade leste, ficando em torno de 14°C nas áreas litorâneas, entre 2°C e 12°C no Planalto Sul e entre 8°C e 14°C nas demais regiões do leste do estado.

Já na metade oeste,  as mínimas ficam em torno de 7°C e as máximas podem chegar a 20°C. Os ventos sopram de direções variadas e intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/06)
Ao longo do sábado (19), instabilidades causadas pela formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas à costa de Santa Catarina provocam chuvas em todo o estado, sendo que nas áreas litorâneas elas ocorrem de forma mais volumosa, com acumulados podendo pontualmente passar de 70 mm.

Assim, o risco para ocorrências relacionadas a chuvas volumosas em um curto espaço de tempo, como alagamentos, é baixo a moderado no litoral e áreas próximas. 

As temperaturas seguem com baixa amplitude térmica, ficando entre 13°C e 17°C nos litorais e entre 7°C e 14°C nas demais regiões. Os ventos sopram predominantemente de leste, com intensidade fraca a moderada e rajadas pontuais de até 55 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – No domingo (20), o sistema de baixa pressão se afasta rapidamente pelo oceano, mas ainda pode chover nas áreas litorâneas pela manhã. Entre segunda (21) e terça-feira (22), a presença de novas instabilidades podem voltar a provocar chuvas em todo o estado.