Foto: Reprodução

A sexta-feira (17) segue a combinação de calor e umidade que favorece a sensação de abafamento em boa parte do estado. No litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí e áreas próximas o dia será de variação de nuvens intercalando com períodos de melhoria em que o sol aparece e chance de pancadas de chuvas bem isoladas. No restante do estado dia com sol e poucas nuvens, mas há chance de pancadas de chuvas bem isoladas entre a tarde e início da noite.

A chuva deve ser bem irregular e mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 14°C no Planalto Sul e entre 17°C a 22°C no restante do estado. À tarde, segue de calor, com máximas perto dos 40°C no Oeste, entre 30°C a 33°C no Meio Oeste e parte dos Planaltos e de 26°C a 29°C nas demais regiões.

A umidade deve ficar abaixo dos 30% no período da tarde em cidades do Oeste e Meio Oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de quadrante sul com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente, no litoral.

PREVISÃO PARA SÁBADO (18/12) – No sábado (18) persiste a combinação de calor e umidade no estado, favorecendo um dia de sol com algumas nuvens e entre os períodos da tarde e noite podem ocorrer pancadas de chuva bem isoladas com raios. A chuva deve ser bem irregular e mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, de 15°C a 18°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 18°C a 22°C nas demais regiões. À tarde as máximas chegam aos 40°C no Oeste (pontualmente podendo até superar), variam de 27°C a 31°C no Meio Oeste, Planalto Norte e de 23°C a 27°C nas demais áreas. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – No domingo (19) a umidade vinda do oceano combinada ao aquecimento diurno deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e Vale do Itajaí. Na porção oeste e Planaltos com sol e poucas nuvens, mas entre a tarde e noite, há chance de pancadas de chuva bem isoladas com raios. Na segunda-feira (20) a combinação de calor, umidade e instabilidades em médios níveis da atmosfera favorece condições para temporais isolados em Santa Catarina entre a tarde e noite.