Wagner da Silva
São Ludgero

Compartilhar e multiplicar ações para modificar o quadro atual da educação municipal foi a principal pauta do primeiro encontro de secretários de educação, realizado em São Ludgero. A reunião foi coordenada pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Os secretários dos 17 municípios da região, pais, representantes de APPs e de escolas particulares, municipais e estaduais participaram do encontro, que serviu também para aprovar o regimento interno do grupo e definir a formação das câmaras técnicas.

A palestrante Denise Reggio Gomes explicou como é o funcionamento de uma secretaria de educação e explorou o tema ‘Qual o papel e os objetivos do secretário de educação’, onde fez uma reflexão sobre as habilidades do gestor à frente da função.

A coordenadora do colegiado de educação da Amurel e secretária da pasta na prefeitura de São Ludgero, Valneide Pereira Covre, explica que o encontro é uma reivindicação dos gestores da educação dos municípios da região. Segundo ela, as cidades vivenciam praticamente os mesmo problemas e, a descentralização das reuniões, trará boas mudanças no setor. “Todos possuímos dificuldades e buscamos soluções. A integração da região é importante no caminho de explorar experiências e utiliza-las para solucionar os problemas”, avalia Valneide.

Serviço
O próximo encontro dos secretários de educação da Amurel ocorrerá em Imbituba, no dia 5 do próximo mês.

Debate
Um dos temas mais debatidos no encontro foi a inclusão das primeiras série. A partir do próximo ano, a primeira fase do ensino fundamental estará sob responsabilidade das prefeituras. “Os municípios terão que absorver uma despesa não programada”, explica a coordenadora do colegiado de educação da Amurel e secretária da pasta na prefeitura de São Ludgero, Valneide Pereira Covre.