Foto: Julio Cavalheiro/Secom
O mês de agosto foi marcado por variações de temperatura que trouxeram desde neve, esperada nesse período do ano, até temperaturas elevadas, incomuns para o inverno. Já o mês de setembro começa com chuva fraca na Grande Florianópolis e Norte do Estado, e sol do Oeste ao Litoral Sul.

 

Por influência de áreas alongadas de baixa pressão e pela formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, os próximos dias serão de instabilidade em Santa Catarina, com variação de nuvens e chuva mal distribuída ao longo da semana. As informações são da Epagri/Ciram.

Na quarta-feira, 2, o sol aparece principalmente do Oeste ao Litoral Sul, com chuva isolada à noite e durante a quinta-feira.  Apesar da condição de chuva frequente em boa parte dos dias, não há previsão de acumulado significativo e nem frio intenso até o momento.

Atenção para mar agitado e risco de ressaca

Até o período da manhã de quinta-feira, 3, há condições de ressaca e mar agitado nas regiões costeiras do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Nesse período, as ondas podem ter picos de altura entre 2,5 e 3 metros. A Defesa Civil alerta para os cuidados durante a ressaca e recomenda que se evite a pesca e a prática de esportes aquáticos. Veja outros cuidados importantes em caso de ventos fortes, chuva intensa ou frio.

Previsão do tempo detalhada para o restante da semana

Quarta-feira (02/09):
– Tempo: o sol aparece especialmente do Oeste ao Litoral Sul, com pancadas isoladas de chuva à noite. Na Grande Florianópolis e norte do estado, mais nuvens e condição de chuva na madrugada e manhã, devido a circulação marítima.
– Temperatura: elevação, mais alta do Oeste ao Litoral Sul, onde o tempo abre mais.
– Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral (50 a 70km/h). Sistema: formação de uma frente fria no sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e RS.

Quinta-feira (03/09):
– Tempo: instável com variação de nuvens e condição de chuva mal distribuída em SC, devido a frente fria. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria, especialmente no Oeste e Meio Oeste.
– Temperatura: maior elevação de Florianópolis ao norte do estado.
– Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (04/09):
– Tempo: Planalto Sul e Litoral Sul, predomínio de nuvens e condição de chuva, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.
– Temperatura: amena.
– Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sábado (05/09):
– Tempo: do Planalto ao Litoral, céu encoberto com chuva, alterando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste, sol entre nuvens.
– Temperatura: mais baixa do Planalto ao Litoral e mais elevada em direção ao oeste.
– Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul