Um registro recorde de frio ocorreu na serra catarinense hoje (5) ao amanhecer. A cidade de Urupema atingiu a temperatura de – 3.1°C.

Em muitas cidades, houve registro de geada, desde o Oeste até a serra. No Vale Caminho da Neve, em São Joaquim, a paisagem ficou totalmente branca, como se fosse um dia de Inverno.

As máquinas usadas pelos produtores para proteger os pomares de maçã do frio precisaram ser ligadas. Em várias partes, eles tiveram que fazer fogueiras para defender suas produções, porém no Vale da Invernadinha, por exemplo, a geada afetou os frutos, e isso pode impactar em prejuízo.

Neste ano, essa é a geada de número 120 com 77 dias de marcas negativas em Santa Catarina.

Pequenos frutos de maçã ficaram recobertos de geada, o que pode ocasionar prejuízos na safra/Foto: Carolina de Oliveira/Divulgação Notisul

Sol e temperatura mais baixa predominam até sábado (7) em SC

Nesta quinta-feira (5), no Litoral Sul, ocorre a variação de nuvens e chuva isolada, mas melhora no decorrer do dia. Nas demais regiões, a previsão aponta sol e poucas nuvens. A umidade relativa do ar está mais baixa, especialmente do Oeste ao Planalto.

A temperatura estará em elevação durante o dia e mais baixa à noite. O vento é de Sul a Sudeste, e fraco a moderado.

Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) atinge o Sul do Brasil. Baixa pressão no litoral de SC.

Sexta-feira e Sábado (06 e 07/11):
Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC. Umidade relativa do ar mais baixa, especialmente do Oeste ao Planalto.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com mínima de -2°C a 4°C nas áreas altas do Planalto Sul, com condição de geada. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) influenciando SC.

Domingo (08/11):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No Oeste e Meio-Oeste, a umidade do ar segue mais baixa. Do Planalto ao Litoral, a umidade aumenta com pancadas isoladas de chuva com raios e temporais isolados na tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (09/11):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e pancadas isoladas de chuva com raios e temporais isolados no decorrer do dia.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Novo ciclone extratropical no Brasil
A baixa pressão, que atua no Litoral do Sul e Sudeste do Brasil desde o início da semana, se aprofundará a partir desta sexta-feira (6) na atmosfera e dá origem a um novo ciclone extratropical (ciclogênese).

Este ciclone tem influência principalmente em alto mar e provocará vento forte com rajadas que chegarão a 100km/h.

No continente, o vento vai ser mais sentido no Litoral Norte fluminense e Região dos Lagos (RJ), entre a noite desta sexta-feira e a manhã de sábado (7), com rajadas de intensidade moderada a forte, entre 40 e 50 km/h.

A previsão é de que esse sistema se desloque na direção sudeste, ainda no sábado, se afastando do litoral brasileiro.
Fontes: São Joaquim Online/Epagri Ciram/Climatempo/Edição Notisul/Foto: São Joaquim Online e Carolina de Oliveira/Divulgação Notisul