O amanhecer desta terça-feira (30) foi gelado e teve até ocorrência de geada em alguns pontos da Serra Catarinense. Urupema registrou a menor temperatura de Santa Catarina, com a marca de 0,2°C, seguida das cidades de Bom Jardim da Serra com 0,3 °C, Urubici com 3,5°C e São Joaquim que teve 3.8°C, de acordo com a rede de estações monitoradas na Epagri/Ciram.

Conforme o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, houve geada nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel. Com isso, soma-se sexta geada neste ano. “Uma massa de ar seco e frio pela Região Sul do Brasil e as temperaturas mais baixas na madrugada e amanhecer contribuem para a formação de geada”  explica Coutinho

Para a quarta-feira (1º), feriado do dia do trabalho, a previsão é de aumento de nuvens com possibilidade de chuvas isolada na Serra Catarinense ao longo da madrugada e manhã, se prolongando paras as demais regiões do Estado no decorrer do dia, devido à atuação de um sistema de baixa pressão acoplado a uma frente fria sobre o oceano.  

De acordo com Coutinho, as temperaturas devem ser amena. A mínima oscilará entre 7°C e 10°C nas cidades da Serra. Em Lages a máxima deve chegar aos 21°C com condição de chuva à noite.