Laguna

Com o objetivo de oferecer solidariedade e muito amor, Jaison Alves, 38 anos, de Laguna, é um papai Noel ainda muito jovem e que transforma a vida de muitas crianças e adultos durante o mês de dezembro. Há 10 anos, quando morava em Criciúma, ele iniciou um trabalho solitário e entregou balas para os pequenos na rua onde residia na Cidade Carbonífera. Mas com o tempo, a solidariedade cresceu e abraçou mais lugares como Tubarão e há 8 anos na Cidade Juliana.

Hoje, o papai Noel prepara a entrega de muitos doces e alegria para a garotada e ainda espera mais doações da comunidade. Ao Notisul, ele conta que a iniciativa começou “Há alguns anos saímos de Laguna e fomos morar em Criciúma. Lá, o meu pai começou a comprar material reciclável e revender. Um dia uma senhora perguntou se ele não queria uma roupa de papai Noel. Ela disse que em sua casa não tinha utilidade. Quando ele chegou em casa, peguei olhei a roupa, tive a ideia de me vestir e entregar bala para as crianças. De á para cá arrecado sigo esse caminho. Já entreguei uma vez em Criciúma, Tubarão e nos outros últimos 8 anos, em Laguna”, expõe.

Atualmente, Jaison, é vigilante em uma escola na Cidade Juliana, mas já foi confeiteiro e nas horas vagas faz pão caseiro para vender. “Desempenhar a função de papai Noel me encanta. Nada paga ver o brilho nos olhos das crianças. Isso é muito gratificante e emocionante. A alegria delas é o que motiva em fazer todos os anos. Quero envelhecer fazendo esse trabalho”, assegura.

Nos anos anteriores, Jaison percorria o município de carro e distribuía balas e presentes, mas neste será diferente. “No próximo dia 21 à tarde, vou montar uma tenda e ficar em um local fixo, no loteamento Lurdinha Schiffer, no bairro Mato Alto”, conta.

Há 10 anos, Jaison era apenas um homem, mas desde o primeiro Natal que se vestiu do bom velhinho e distribuiu alegria e solidariedade virou uma lenda.  Quando dezembro chega e ao sair rumo as ruas de Laguna, para realizar as benfeitorias, ele deixa guardado mais do que seus pertences: deixa também o nome. Neste mês, ele é o Papai Noel.