#Pracegover Na foto, imagem aérea da cidade com prédios, casas, rio no meio da cidade. Detalhe para o por do sol atrás do morro
Foto: Banco de imagens Notisul

Tem início neste sábado (22) uma série especial de vídeos, produzidos pela Unisul TV, em parceria com a prefeitura, para comemorar os 151 anos de emancipação político-administrativa de Tubarão, celebrados no próximo dia 27. Tendo a Cidade Azul como tema central, os programas abordam várias características e faces do município, como sua história, sua cultura, sua natureza, seus atrativos, sua gente.

Em virtude da pandemia de Covid-19 a celebração se dará de forma virtual, com várias atrações, dentre elas esta série, cujo primeiro programa vai ao ar neste sábado (22), às 18 horas, no canal oficial da prefeitura no YouTube.

O tema que terá destaque nesta primeira exibição será a cultura, onde o espectador poderá acompanhar a apresentação do Coral Municipal de Tubarão, em gravação realizada na passarela Ângelo Antônio Zaboti. Neste show, o grupo, fundado em 1998 e atualmente formado por 32 componentes, interpretou canções que retratam o amor e o carinho que tem por esta terra, e que são de grande apelo popular. “My Way”, de autoria do francês Claude François (1967); “Only You”, composta por Buck Ram em 1954; “Quem Sabe”, de Carlos Gomes; “Nossa Canção”, composta por Luiz Ayrão e imortalizada na voz de Roberto Carlos; e o hino de Tubarão, de autoria de Valquíria Búrigo de Carvalho.

A história de Tubarão também será citada neste episódio de abertura da série, com foco nas pessoas que fizeram, e fazem, a trajetória desta terra, através da crônica “Senhora Tubarão”, homenagem do escritor Maciel Brognoli, em conjunto com a Guarda Municipal. Este texto, de autoria de Brognoli, veio da ideia do seu criador de homenagear os 151 anos da cidade, de forma que as pessoas reflitam sobre a importância de amar e proteger a terra-mãe. “A cidade é carne e sangue, pulsa vida por todos os cantos! Então ofereci voz a ela, transformei o município em “Senhora Tubarão”, e, nestas linhas, é ela quem conversa com seus filhos e filhas, oferecendo bons conselhos e esbanjando sabedoria… Ouvir o que nossas mães têm a dizer é sempre bom, e se essa mão tem 151 anos de experiência, melhor ainda!”, explica Maciel.

No domingo (23), a programação segue com a transmissão da missa em celebração ao aniversário da cidade, a ser realizada na Catedral Diocesana, a partir das 9 horas. À noite, com início às 19 horas, outra transmissão ao vivo dá sequência à programação, agora o culto aos 151 anos de Tubarão, que acontece na Igreja A Verdade que Liberta.

Estas transmissões ao vivo poderão ser acompanhadas na página oficial do Facebook da prefeitura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul