Existem várias maneiras de verificar se os seus exercícios estão gerando resultados.

1) Avaliação física: a avaliação física é de suma importância para verificar de forma numérica, todo o seu progresso. Compare as mudanças na sua composição corporal, ao longo dos meses. Um bom exemplo é o quanto de massa magra e massa gorda você ganhou ou perdeu. O percentual de gordura é outro indicativo que pode ser utilizado. Compare os seus resultados a cada 3 meses e estabeleça novas metas para os próximos meses.

2) Percepção de esforço: Lembre-se da sensação de subir escadas ou correr atrás das crianças ou ainda, durante um jogo de futebol entre amigos. Como você se sentia? Como se sente agora? Está menos cansado para realizar as mesmas atividades? Se a resposta for sim, é um excelente indicativo de que você melhorou seu condicionamento físico. Seu sistema cardiovascular está mais eficiente e, dessa forma, seu coração não precisa fazer tanto esforço para bombear sangue para que seus músculos consigam se contrair com quantidade de oxigênio adequada.

3) Compare fotos antigas: Faça fotos, preferencialmente com roupa de banho e compare ao longo do tempo. Você também pode comparar com fotos dos anos anteriores, na praia ou na piscina. Observe especialmente o tamanho da cintura. Esse é um bom indicador de que você está ganhando ou perdendo gordura corporal. Observe também a definição dos seus braços e pernas, quanto menos gordura no corpo, mais vemos o contorno dos nossos músculos.

4) Roupas: Difícil as roupas mentirem. Experimente aquela camisa de botões que você já não usa a algum tempo ou aquele vestido mais justo. Observe se está mais soltinho e talvez até precise de ajustes. Quando usamos roupas mais justas, como camisetas, camisas e vestidos, conseguimos perceber com mais facilidade essas mudanças. Ah, medir pelo número de furinhos no cinto, também ajuda.

5) Espelho: Utilize o espelho para verificar como anda o seu desempenho. Essa técnica só funciona para quem está acostumado a realmente se visualizar todos os dias. Perceber pequenas diferenças visualmente só são possíveis para quem se conhece bem.

Não existe melhor técnica para verificar o seu progresso. Você precisa escolher uma e manter-se atento. Muitas pessoas deixam de se cuidar e quando percebem, ganharam 15 quilos em um ano. Cuide da sua saúde. Procure um profissional de Educação Física para a prescrição individualizada de treino e um nutricionista para ajustar a sua alimentação. Resultados só vem com persistência, esforço e dedicação.

Se tiver alguma dúvida, escreva para a gente: contato@readypersonaltrainers.com.br.

Texto: Ariane Mendes – Personal Trainer na Ready Personal Trainers