Sensação térmica chega a 81°C em Antonina, no Paraná

A sensação térmica na cidade de Antonina, no litoral paranaense, surpreendeu os moradores e visitantes ao chegar a 81°C na tarde desta terça-feira, 18, segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

No horário em que foi registrado o calor extremo, às 16h, a temperatura média era de 40,2°C, mas o pico da marcação ocorreu cerca de uma hora antes, quando os termômetros marcavam 41,8°C, de acordo com o Simepar.

Apesar de os números chamarem a atenção, eles podem ser explicados por dois fatores combinados: temperatura e umidade elevadas. O meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib explicou que a sensação térmica é calculada por meio de uma fórmula que leva em consideração esses dois fatores.

“Ela estima o possível desconforto da pessoa de ficar sob essa condição de temperatura aparente, isso que é o índice de calor”, afirmou Kneib.

Foi o que aconteceu em Antonina. Na sexta-feira (14), a sensação térmica foi de 64ºC, com os termômetros marcando 43ºC, e a umidade do ar em 49%. Como a temperatura e a umidade subiram para 44,3ºC e 75%, respectivamente, o resultado foi a elevação da sensação térmica para 81ºC.

Para esta quarta-feira (19), a previsão do Simepar é de que a temperatura máxima em Antonina seja de 40ºC, ou até superior. Portanto, a sensação térmica pode ficar elevada de novo. “Ali em Antonina, está muito quente e muito úmido, o que aumenta o desconforto”, pontuou o metereologista.