Ontem, por volta das 17 horas a temperatura marcava 10ºC no centro de Tubarão
Ontem, por volta das 17 horas a temperatura marcava 10ºC no centro de Tubarão

Zahyra Mattar
Tubarão

O dia de ontem nasceu e ‘morreu’ gelado em Santa Catarina. Em Tubarão, os termômetros chegaram a 3,6ºC no comecinho da manhã. Um tormento para quem tem que pular do quentinho da cama cedo, até porque a sensação térmica era de 2ºC. Mas nenhuma cidade registrou a polar temperatura de Urubici: -6,2ºC.
 
Na verdade, o número negativo não é tão baixo assim, o problema é a sensação térmica, por conta dos fortes ventos: -27ºC. Os dados, da Epagri/Ciram, foram registrados no Morro da Igreja, onde os ventos chegaram a 90 quilômetros por hora. Pelo menos outras 13 cidades registraram temperaturas negativas ontem.
 
No estado, nenhuma cidade alcançou temperatura superior a 7ºC. Na Cidade Azul, a temperatura máxima foi registrada próxima ao meio-dia: 14.5°C. O único número negativo foi o nível do Rio Tubarão, às 16h55min, que ficou em -0,73 metro. Esse frio intenso, conforme o Notisul já trouxe na edição de ontem,  é consequência de uma massa de ar frio e seco, de origem polar.
 
A Epagri/Ciram emitiu um alerta para quem pretende pegar a estrada nos próximos dias, principalmente na serra. O frio pode provocar o que os meteorologistas chamam de “congelamento de pista”, o que deixa o asfalto muito liso. Ainda conforme o órgão, a semana será gelada no estado, com formação de nevoeiros ao amanhecer e geada.
 
Neve artificial é a sensação em São Joaquim
A inauguração, na madrugada de ontem, de uma máquina de fazer neve em São Joaquim, é a mais nova sensação entre os turistas que estão na serra catarinense. O equipamento é o primeiro do país e foi ligado à 1h15min.
A máquina, como planejado, iria funcionar ligada a um hidrante com temperaturas inferiores a 30º Fahrenheit (cerca de -1,6ºC) e com a umidade abaixo de 70% seria possível reproduzir a neve. Mas a temperatura ambiente não ajudou para que houvesse o congelamento das gotículas de água.
Após uma longa espera, com ajuda de um caminhão tanque que bombeava o jatos da água com grande pressão, a neve finalmente apareceu e, junto, dezenas de flashes. No momento, os termômetros oscilavam entre -2ºC e -3ºC, com uma sensação térmica de -12ºC.