“O programa Geração 2050 materializa tudo o que se espera de uma parceria forte entre um governo municipal de grandes realizações, uma entidade de ensino reconhecida pela educação profissional, empresas engajadas e as famílias tubaronenses”, afirma o gerente de Operações do SENAI, Valmir Cabral.

E a noite do dia, 13, marcou a vida de 70 estudantes das escolas da rede municipal de ensino de Tubarão que se formaram no Programa Geração 2050, no curso de Desenvolvedor de Software. Neste ano também participaram do Geração 2050, jovens da COMBEMTU. A Formatura aconteceu na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva, e contou com a participação de pais, familiares e amigos.

O Programa Geração 2050, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação em parceria com a Fundação Municipal de Educação do Município de Tubarão com execução do SENAI e apoio de empresas parceiras do segmento de TI da região e tem o objetivo de qualificar na área de Tecnologia da Informação, jovens com idade a partir de 14 anos e que estejam matriculados no oitavo ou nono ano de escolas municipais de Tubarão.

Valmir, disse ainda que o setor de TI passa por grandes transformações e está inserido em praticamente todas as evoluções mundiais nas mais diversas áreas. ”Desta forma, o programa desenvolvido pela prefeitura de Tubarão e cocriação com o SENAI, estimula os jovens ao desenvolvimento de sistemas, ao mesmo tempo que promove mão de obra qualificada ao setor produtivo”.

O Geração 2050 é considerado um grande instrumento de preparação para o mercado de trabalho. Sendo um gerador de futuros empreendedores. O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli que é entusiasta dos novos empreendimentos na área de tecnologia e inovação, se mostrou empolgado com a formação de mais uma turma do Geração 2050. “É gratificante saber que mais um grupo de jovens se preparou para o emprego do futuro, que paga bem e que fortalece o desenvolvimento da cidade. Estes jovens que aqui estão já fazem parte de um grupo que com certeza farão a diferença em nossa cidade”, comenta o prefeito.

A estudante Yasmin Barcelos Antunes, falou emocionada em seu discurso o quanto é gratificante estar de formando. “Foi uma montanha russa de emoções durante todas as aulas. A alegria de ver seu código funcionando. O nervosismo de montar sozinho seu próprio projeto. A ambição de fazer seu programa funcionar. A atenção ao procurar algum erro cometido. Mas principalmente a felicidade que é poder dizer que conseguimos chegar até aqui”.

Segundo Yasmin, essas últimas semanas foi decisiva para conseguirmos colocar cada coisa em seu lugar. “Entretanto, o sentimento de gratidão invade nossos corações ao saber que deu tudo certo e que estamos aqui e agora para receber o certificado. Não teríamos conseguido sem os nossos professores, que guiaram o começo da nossa trajetória na área de TI, e além disso, foi com a mentoria deles que fazíamos os exercícios acontecerem, completa ela.

O gerente de operações do SENAI espera poder dar continuidade ao programa em 2022, atendendo mais jovens e transformando a vida das pessoas.

SENAI forma mais uma turma na área de Segurança Cibernética

O mundo vem mudando a cada dia, a tecnologia tem entrado nas casas em uma velocidade surpreendente e pensando nisso o SENAI em parceria com a empresa OSTEC desenvolveu o curso de Segurança Cibernética. E nesta quarta-feira, 15, mais uma turma de 14 estudantes receberam o certificado de conclusão do curso. A Formatura aconteceu no auditório do SENAI, em Tubarão.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais do setor da tecnologia da informação, para que o mesmo tenha capacidade de atuar nos segmentos de redes de computadores, segurança da informação e serviços de Internet.

“O setor de TI passa por grandes transformações e está inserido em praticamente todas as evoluções mundiais nas mais diversas áreas. O curso de Segurança Cibernética tem o propósito de capacitar profissionais para garantir a integridade, disponibilidade e confiabilidade dos sistemas informatizados” explica o Gerente de Operações do SENAI, Valmir Cabral da Silva Neto.

Cabral que é um entusiasta na área de TI, explica que a parceria com a empresa OSTEC Business, que o curso foi desenvolvido para oportunizar essa formação para Tubarão e região. “O SENAI em Tubarão é um centro especializado em educação profissional no âmbito da tecnologia da informação, com formações nas mais diversas modalidades, atuando fortemente na condução de jovens e adultos ao mercado de TI”, finaliza.

O fundador e CEO do grupo OSTEC, Cassio Brodbeck, enfatizou a importância de formar novos profissionais nessa área que tem tanta escassez de mão de obra qualificada. “Quando nos unimos para idealizar este curso junto ao SENAI procuramos inserir no conteúdo o que realmente o mercado necessita. “Essa é uma estratégia bastante oportuna para nós formar na base esses estudantes para que possamos assim inseri-los no mercado de trabalho e na própria organização”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Senai