Wagner da Silva
Braço do Norte

Integrados ao processo de desenvolvimento sustentável, representantes das áreas rurais do sul do estado iniciam a discussão sobre o tema às 13h30 de amanhã, no salão paroquial de Braço do Norte. O foco da discussão é a apresentação do ex-prefeito de Crissiumal-RS, Walter Luiz Heck. Técnico agropecuária e com formação em marketing e especialização em cooperativismo, ele adotou um modelo de desenvolvimento econômico que mudou a realidade do município na última década.

Incentivador do desenvolvimento no meio rural, Heck foi responsável pela implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Ele é visto como precursor de grande avanço no município gaúcho, depois que passou a incentivar a capacitação de agricultores, evitar o êxodo rural e a perda da arrecadação, através do consumo da produção no próprio território e o movimentação econômica e recursos dentro da cidade.

O orador também possui experiência na diversificação da produção na pequena propriedade, no associativismo e cooperativismo. “Ele possui larga experiência em um processo que estamos trabalhando junto aos produtores rurais. Seu conhecimento servirá como apoio, elo de aproximação entre o setor público e o produtivo e, assim, incentivar o desenvolvimento rural”, destaca Alex Bressan, articulador do projeto Micro bacias II.

O evento é mobilizado pela Epagri, projeto Microbacias II e recebe apoio das prefeituras e câmaras de vereadores de Braço do Norte e Rio Fortuna, além da Cooperfamília. A expectativa é a participação de mais de 300 pessoas ligados ao setor rural.