Foto: Reprodução
Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) deve proporcionar a maior parte dos dias desta semana com tempo firme com presença de sol e muito calor em Santa Catarina. As temperaturas ficam próximas ou acima dos 30ºC (verãozinho – padrão de veranico). Algumas cidades do Extremo Oeste e Litoral Sul podem atingir marcas acima dos 33/37ºC entre quinta e sexta-feira.

 

O calor chega com tudo já nesta terça-feira por conta da presença de uma forte massa de ar quente e seco, que domina as condições do tempo na região Sul do Brasil, proporcionando um dia de tempo firme com sol e poucas variações de nuvens e muito calor. Intercala com intervalos de muitas nuvens. Há formação de alguns nevoeiros isolados entre a madrugada e início da manhã.

TEMPERATURA E UMIDADE: Mínimas amenas entre a madrugada e início da manhã variando entre 14/16ºC no Oeste e Litoral Sul, 11/14ºC no Meio Oeste, Serra e na marca dos 9/12ºC no Topo do Planalto Sul e Planalto Norte.
No Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, mínimas entre 15/18ºC. Faz calor ao longo do dia em SC com máximas variando entre 28/31ºC no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, 24/27ºC nos Planaltos Sul/Norte e entre 26/29ºC da Grande Florianópolis ao Norte do estado.
Vento: nordeste/nordeste com velocidade média de 10/20 km/h. Rajadas ocasionais de 40 km/h.
QUARTA-FEIRA (18/08)
CONDIÇÕES DO TEMPO: O ar seco e quente que cobre o estado catarinense, favorece um dia de tempo estável com sol muito calor e poucas variações de nuvens. Intercala com intervalos de muitas nuvens. Formação de alguns nevoeiros isolados entre a madrugada e início da manhã. Pancadas isoladas na Serra e Sul do estado a tarde.
TEMPERATURA E UMIDADE: Faz calor em todas as regiões. Mínimas elevadas entre a madrugada e início da manhã variando entre 15/18ºC no Oeste, Meio Oeste, Litoral e Vale do Itajaí e em torno de 10/13ºC no Topo do Planalto Sul e Planalto Norte. No Vale do Itajaí, Litoral e Grande Florianópolis, mínimas entre 16/19ºC.
Aquecimento representativo em SC com máximas variando entre 30/33ºC no Oeste e Meio Oeste e entre 27/30 nas demais regiões do estado. Na região de Itapiranga no Extremo Oeste de SC, máximas na marca dos 34/36ºC.
Vento: nordeste/nordeste com velocidade média de 10/20 km/h. Rajadas ocasionais de 50 km/h nas cidades do Oeste.

TENDENCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Entre quinta e sexta-feira o tempo se mantém estável em SC, com presença de sol e temperaturas elevadas. Nas madrugadas as mínimas permanecem acima dos 10°C nos Planaltos e variam entre 17 e 20°C nas demais regiões. Nas tardes, as máximas chegam a 37°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul na sexta-feira, na condição típica pré-frontal, ou seja, no dia que antecede a chegada de uma frente fria. O vento de nordeste ganha força e passa a apresentar rajadas moderadas, em especial nas tardes.