#Pracegover Foto: na imagem há um ramo e uma cruz
#Pracegover Foto: na imagem há um ramo e uma cruz

As igrejas católicas, realizam neste domingo (28), a celebração de Ramos, que abre a Semana Santa. Para os católicos é um dos momentos mais importantes da religião. Uma Semana Santa diferente, aberta por um Domingo de Ramos também distinto e precedido por uma Quaresma um pouco modificada. Por causa da pandemia da Covid-19, as celebrações ocorrem ocorrem com 25% da capacidade do público e as missas podem ser vistas por meio das redes sociais e o YouTube.

No Domingo de Ramos, a igreja recorda a entrada de Jesus à cidade de Jerusalém, antes da saga da paixão, morte e ressurreição. É aquele dia que os fiéis vão à missa e levam ramos de coqueiro ou palmeiras. Em um primeiro momento, todos seguem em procissão, retratando o fato histórico.

“O Domingo de Ramos abre a semana maior, a Semana Santa. É nesta época que celebramos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. A semana tem um ponto alto, o Tríduo Pascal, na Quinta e Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo. No primeiro dia se faz memória ao lava pés, lembrando que Jesus veio para servir e também a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Já na sexta, a paixão, a morte, a crucificação e a via-sacra, e no sábado celebra-se a ressurreição, o cristo que não fica no túmulo e a vida que vence a morte e, por fim, temos o domingo que celebramos a ressurreição”, explica o padre Rafael Uliano.

A Semana Santa se inicia neste Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa. Ela é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de seu povo.

Este domingo é assim denominado, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo aclamava Jesus.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul