Os câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizarão, de 19 a 23 de outubro, uma edição conjunta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano é “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Todas as atividades ocorrerão de forma virtual, com participação aberta à comunidade externa.

A SNCT é promovida anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Instituições de ensino de todo o país realizam atividades com o objetivo de despertar, especialmente nos jovens, o interesse pela pesquisa e pelos temas científicos e tecnológicos.

Na região sul de Santa Catarina, os quatro câmpus do IFSC se reuniram para propor uma programação que dialoga com o interesse dos estudantes e também apresenta um panorama geral das pesquisas e tendências sobre inteligência artificial nos diferentes ramos da sociedade.

“Nossa proposta é apresentar uma visão geral do que é Inteligência Artificial e como ela atua em nossas realidades. Por isso a ideia de realizar uma programação conjunta, que seja transversal, envolvendo os alunos dos câmpus e também a comunidade”, explica o professor André Michels, coordenador da comissão organizadora.

Entre as palestras já confirmadas, estão convidados de empresas e universidades. Eles falarão sobre temas como história e aplicações da Inteligência Artificial, as questões éticas levantadas pelo tema, a economia 4.0 e os empregos do futuro, além de questões específicas como a inovação no turismo e os aspectos sócio-afetivos nos ambientes virtuais de aprendizagem.

As palestras serão transmitidas ao vivo nas plataformas do Câmpus Tubarão, Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma e Câmpus Garopaba. Além da programação geral, cada câmpus realizará atividades específicas. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento, onde também constam as orientações para a inscrição de participantes que desejarem obter certificado.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul