Foto: Freepik/Divulgação/Notisul

Organizada e promovida com o intuito de incluir pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS no mercado de trabalho, a Semana Inclusiva 2020 da início em sua sexta edição nesta terça-feira (22). Por conta da pandemia, este ano o evento será em formato virtual.

A programação contará com seminários transmitidos pela internet com palestrantes de todo o Brasil. O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e pela Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, em parceria com a Assembleia Legislativa e mais de 40 entidades governamentais e não governamentais do Estado.

A relevância das atividades é alta para Santa Catarina, onde das 37.922 vagas obrigatórias para pessoas com deficiência, apenas 21.947 estão ocupadas. Ou seja, 15.975 profissionais catarinenses ainda aguardam por uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

Se em 2014 o estado cumpria apenas 35,72% das cotas reservadas às pessoas com deficiência, o número subiu para 58,35% em 2019. Mas ainda há muito a ser feito e a meta para 2020 é abranger cerca de 1700 empresas que se enquadram no art. 93 da lei 8.213/91 e que são obrigadas a contratar canditatos com deficiência e beneficiários reabilitados.

Criada com o objetivo de reduzir a desigualdade de oportunidades que existe entre os profissionais com e sem deficiência. A lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5 % dos postos de trabalho a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

As empresas que possuem de 100 a 200 empregados devem reservar 2% de suas vagas; entre 201 e 500 empregados, 3%; entre 501 e 1000 empregados, 4%; e empresas com mais de 1001 empregados, 5% das vagas. Para assistir a Semana Inclusive 2020 não é preciso fazer inscrição, basta acessar este link.

 

Programação do evento:

22 de setembro – Às 13h Abertura oficial e das 14h às 16h – Seminário Live “Inclusão no mundo do trabalho e Direitos Humanos: a Lei de Cotas como compromisso civilizatório”.

24 de setembro – Das 17h às 19h Seminário Live – “Contribuições do Sistema de Justiça para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

26 de setembro – DIA D – Evento curto com depoimentos para fomentar a participação das empresas e dos candidatos no Feirão de Empregos online. O Objetivo será uma última chamada para aproximar patrões e empregados e garantir o acréscimo de contratações de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em Santa Catarina.

 

Fonte: Alesc

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul