Localizada no maior corredor meteorológico da América do Sul, Santa Catarina registra os mais variados fenômenos climáticos. Assim, é de extrema importância que a sociedade esteja preparada para os mais diferentes tipos de eventos, preservando, assim, vidas e reduzindo prejuízos. Contando com essas características, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) promove a Semana Estadual de Defesa Civil, aproveitando os 46 anos da pasta.

Cada Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) regional preparou, entre esta segunda e sexta-feira, uma série de ações que estão à disposição da população. Em Criciúma, por exemplo, nesta segunda-feira, um espaço especial foi montado na praça Nereu Ramos para atender a população em parceria com a Defesa Civil Municipal. No dia 25 de maio, a ação ocorre no Parque das Nações, também em Criciúma, das 10 às 17h.

Segundo o secretário estadual, João Batista Cordeiro Júnior, todas as ações realizadas são resultado de muito trabalho em prol dos catarinenses. “Nestes 46 anos, a nossa Defesa Civil teve uma enorme evolução e hoje se destaca nacional e internacionalmente pelo trabalho de muitos homens e mulheres abnegados”, reforçou.

Maiores informações sobre a programação regional estão a disposição em um dos Cigerd’s espalhados pelo Estado. (Araranguá, Blumenau, Canoinhas, Caçador, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville,  Joaçaba, Lages,Maravilha, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Taió, Tubarão e Xanxerê).

Em Florianópolis, serão realizadas diversas palestras com interação entre todas as Regionais por meio de videoconferência, um grande simulado de evacuação no Cigerd e palestras. Dentre elas “Psicologia das Emergências e Desastres”, que será ministrada pelo Corenol Luiz Antônio Cardoso.