Carolina Carradore
Tubarão

A situação ainda não é das melhores no que diz respeito ao funcionamento dos semáforos em Tubarão, mas já dá para sentir um certo progresso na manutenção dos equipamentos. A empresa Sinalsul, vencedora da licitação, passou a cuidar da conservação dos 19 controladores de trânsito espalhados pela cidade nesta semana.

Uma das principais mudanças realizadas pela empresa, que é fiscalizada pela secretaria de segurança e trânsito da prefeitura, são as trocas das lâmpadas de 60 para 100 watts com filamento reforçado. “Além de dar uma visibilidade maior ao motorista, a lâmpada de 100 watts dura de cinco a seis meses, muito mais que as outras, de menor potência”, explica a gerente da Sinalsul, Rita de Cássia da Silva.

Em menos de uma semana, a Sinalsul trocou 55 lâmpadas que estavam queimadas. A intenção é repor as 420 lâmpadas conforme a necessidade. Outra alteração é quanto a sincronização dos semáforos. Desde o ontem, o motorista consegue trafegar no sinal verde desde o cruzamento das avenidas Expedicionário José Pedro Coelho com a Padre Geraldo Spettman, próximo ao Cestão, até a Marcolino Martins Cabral, nas proximidades do Banco do Brasil, no centro. “Acreditamos que em 20 dias, a situação dos semáforos estará normalizada em Tubarão”, estima o engenheiro da secretaria de segurança e trânsito, Rodrigo Joaquim.

Um dos problemas ainda não resolvido é o do semáforo entre as ruas Cândido Frei Leão e Conselheiro Mafra (fundos da Catedral). O equipamento está intermitente há mais de 20 dias. “A placa queimou e outra já foi encomendada em São Paulo. Assim que chegar será trocada”, promete o engenheiro.

Iluminação pública por conta da prefeitura

Os trabalhos de manutenção, conservação e recolocação de luminárias e lâmpadas nas ruas de Laguna agora é definitivamente de responsabilidade do setor de iluminação pública da prefeitura. Até então, o serviço era realizado pela Celesc.
Quem quiser solicitar troca de luminárias deve fazer o pedido por meio do telefone (48) 3644-8728.
O departamento de iluminação pública atende no primeiro piso do Centro Administrativo Tordesilhas, sala 22. O horário de funcionamento é das 13 às 19 horas.

Semáforos para pedestres

Há cerca de dois meses, dois focos para pedestres estão sem funcionamento. As reclamações da população são diárias. O engenheiro de secretaria de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, Rodrigo Joaquim, garante que em 20 dias a situação será solucionada. Ele espera trocar as placas de focos do semáforo para pedestre entre a rua Tubalcain Faraco com a avenida Marcolino Martins Cabral e outra entre a Marcolino com a rua Vidal Ramos (cruzamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição) assim que os equipamentos chegarem.