O próximo ano letivo poderá nem começar se o pagamento do reajuste de 16,8% não for pago até janeiro
O próximo ano letivo poderá nem começar se o pagamento do reajuste de 16,8% não for pago até janeiro

Zahyra Mattar
Tubarão

A direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) confirmou ontem que os professores da rede catarinense não voltarão para as salas de aula no dia 8 de fevereiro do próximo ano caso o reajuste salarial de 16,8%, previsto na lei do piso nacional da categoria, não seja pago.
 
O governo do estado sinalizou na semana passada o aumento unificado de 8% (para todos os servidores públicos). O percentual alcança os professores. Contudo, conforme a lei, o reajuste anual é o dobro.
 
Os professores estão em estado de greve desde o dia 18 de julho, quando a paralisação de 62 dias, motivada pela falta de aplicação do piso nacional na carreira, terminou após a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 026. A matéria modificou o salário e o plano de carreira do magistério, que foi achatado.
 
Um dos pontos acordados é justamente a recomposição da tabela salarial do magistério e o pagamento, ainda este ano, da regência de classe, cujo abono foi retirado durante a greve. Até agora, não houve avanço no cumprimento do que foi prometido, caso do plano de carreira. Nada foi apresentado ainda.
 
"Não queremos nada além do cumprimento da lei, que prevê o percentual de 16,8% de reajuste para os professores. Se o estado já deu 8%, falta cobrirem o restante. Aguardaremos até janeiro, mês estipulado como data-base. Caso não paguem, a greve é certa", avisa a coordenadora estadual do Sinte, Alvete Bedin.
 
Rede municipal
Tubarão: calendário é definido 
• Os alunos da rede municipal de Tubarão já têm data para iniciar o próximo ano letivo. As aulas para os estudantes do ensino fundamental começam no dia 13 de fevereiro. Já as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) retornam às aulas em 6 de fevereiro.
• O calendário escolar do próximo ano, definido ontem, prevê ainda período de recesso e férias para o ensino fundamental, de 16 a 29 de julho. Na educação infantil, recesso e férias ocorrerão de 20 a 29 de julho. As aulas terminarão em 18 e 20 de dezembro de 2012 para o fundamental e ensino infantil, respectivamente.
 
Capivari de Baixo: matrículas estão abertas
• Está aberto o período para matrícula para a educação infantil e fundamental. A data serve para novos alunos e estudantes vindos de outras unidades escolares ou cidades.
• Hoje, o recém inaugurado Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Anita Brunel Alves, no bairro Três de Maio, também abre as portas para a matrícula dos pequenos. As inscrições devem ser feitas na secretaria da creche, das 8 às 12 horas, até esta sexta-feira.
 
Braço do Norte: período de rematrícula é aberto
• Os pais dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Braço do Norte devem ficar atentos. O prazo para a rematrícula termina na quarta-feira da próxima semana. A confirmação deve ser feita nas escolas, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.
• O período para matrículas de novos estudantes começará na quinta-feira da próxima semana e seguirá até dia 13 de dezembro. Mais informações nas instituições ou na secretaria da educação da prefeitura, por meio do telefone 3658-4268 ou do e-mail educacao@bracodonorte.sc.gov.br.