Crianças, adolescentes e adultos participam das aulas, totalmente gratuitas.
Crianças, adolescentes e adultos participam das aulas, totalmente gratuitas.

Karen Novochadlo
Tubarão

A vendedora Kátia Rochellis Luiz, 41 anos, estudou informática há algum tempo, mas não conseguiu terminar o curso. Hoje, retorna à sala de aula para aprender. Kátia é uma das alunas do curso de informática ministrado no Albergue Pousada da Paz, em Tubarão, no bairro São João Margem Esquerda. 

“Eu moro aqui pertinho e aproveitei a oportunidade. Tem que entender de computação para se fazer quase tudo hoje em dia”, revela Kátia. O colorista Érico Luciano Morais, 36 anos, também aproveitou a oportunidade para levar os dois filhos e a esposa. A família aprenderá informática junta. 

Ao todo, seis voluntários ajudam na realização das aulas. E as inscrições ainda estão abertas. Atualmente, são quatro turmas, duas na quarta-feira e duas no sábado de manhã. É tudo gratuito. 
O coordenador do curso, o voluntário Rafael Felisbino Vitoretti, 28 anos, conta que os computadores utilizados foram doados. Mas ainda é esperada a colaboração de empresas para conseguir mais equipamentos. “Temos adolescentes, adultos, idosos. As aulas começaram esta semana”, revela. 

O pequeno Leandro Fidellis dos Santos, 9 anos, é a prova de que a turma é bastante heterogênea. E que não há idade para aprender. Ele começou a estudar noções básicas de informática para ganhar o primeiro computador. 
As habilidades dos estudantes também são diferentes. Alguns nunca mexeram no computador, outros já têm uma noção básica. E uma coisa é certa: todos têm vontade de aprender.

Mais informações 

As aulas de informática básica são ministradas às quartas-feiras, das 9 às 11 horas, e das 19h30min às 21h30min; e aos sábados, das 8 às 10 horas e das 10 às 12 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 9933-7721.