O bicentenário de Anita Garibaldi ganhou nesta sexta-feira (8) mais uma homenagem, após cerimônias realizadas em agosto no Palácio Itamaraty, em Brasília, e no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em Florianópolis. A “Emissão Conjunta Brasil–Uruguai: Bicentenário do Nascimento de Anita Garibaldi” foi lançada nesta sexta-feira, na Prefeitura de Laguna, celebrando a “Heroína dos Dois Mundos”.

O evento contou com a presença do prefeito de Laguna, Samir Ahmad, de representantes da Fundação Lagunense de Cultura e do Instituto Cultural Anita, além das “Guardiãs de Anita”, um grupo de mulheres caracterizadas como a homenageada. “É uma honra receber os Correios em Laguna para o lançamento do selo do bicentenário de Anita, um momento de arte, cultura e história do qual temos orgulho de fazer parte”, afirmou o prefeito Samir. Wesley Vargas de Andrade, representante dos Correios na cerimônia, destacou que “o selo registra para a posteridade o legado de Anita Garibaldi, que inspira, ainda na atualidade, diferentes manifestações sociais, políticas e culturais”.

Do município de Laguna para as lutas revolucionárias, Anita Garibaldi está entre as 20 mulheres mais importantes da história do Brasil. Participou de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Considerada um símbolo de amor, determinação, bravura por ideais, seu nome denomina grupos culturais nativistas, coletivos de lutas sociais e feministas.

Selos especiais – Anita Garibaldi já estampou dois selos postais. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série “Mulheres Famosas do Brasil”. Já em 1971, foi lançada a emissão comemorativa dos 150 anos de nascimento da heroína.

A arte da Emissão Conjunta Brasil–Uruguai: Bicentenário do Nascimento de Anita Garibaldi é uma composição que traz as múltiplas facetas da heroína: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país. Os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Correios