Neste sábado (12), a praça da Igreja São José Operário, no bairro Oficinas, receberá a segunda edição da Feira Zofa Criativa, das 9 às 16h30min. Cerca de 40 feirantes participarão do evento vendendo seus artesanatos com todas as normas de segurança em relação a prevenção da Covid-19, com o uso obrigatório da máscara tanto para o expositor quanto para os visitantes.

Em uma parceria entre o Coletivo Cultural CirculAção, secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão e Núcleo Dirigente Lojistas de Oficinas (NDL), a feira teve sua primeira edição em maio, e mesmo com um público reduzido satisfez as metas de vendas dos participantes, expectativa que deve ser superada nessa segunda edição, que ocorrerá na véspera do Dia dos Namorados.

Antes da pandemia, o mercado do artesanato movimentava cerca de R$ 50 bilhões por ano e sustentava 10 milhões de pessoas. Com a Covid-19, muitos dos artesãos que participavam das feiras tiveram que se adaptar às vendas pelas redes sociais, mas ainda contam com o evento para recuperar o sucesso do setor. Assim, a Feira Zofa Criativa tem por objetivo, não apenas as vendas, mas também se tornar uma referência cultural em Tubarão, podendo competir com peças industriais feitas em maior escala.

Por isso, um dos diferenciais da Zofa Criativa é propor como um dos critérios para participação a produção totalmente autoral, manual e exclusiva dos trabalhos, sem intermediários, fazendo com que os produtos disponibilizados no evento sejam integralmente artesanais. A feira também contará com o comércio de alimentos, mas sem o consumo no local, respeitando os cuidados contra a Covid-19. Além disso, os comerciantes da área gastronômica devem ter o alvará sanitário para poderem comercializar seus produtos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão