A Secretaria Municipal da Saúde de Capivari de Baixo voltou a recomendar, a partir desta quinta-feira (2), o uso de máscaras em ambientes fechados (públicos ou privados) no município e a obrigatoriedade de utilização em unidades de saúde. A medida foi tomada, segundo o secretário da Pasta, Everson Martins, devido ao aumento, nas últimas semanas, da procura de pacientes com síndromes respiratórias, como Gripe, Covid-19 e Bronquiolite. A prevenção adotada em Capivari segue uma orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC).

“É importante frisar que qualquer pessoa que tenha síndrome gripal utilize a máscara em todos os ambientes, pois assim é possível evitar a transmissão”, indica Everson. De acordo com o Boletim do Coronavírus desta quarta (1º), no levantamento da Vigilância em Saúde capivariense, desde o início da pandemia foram confirmadas 10.627 pessoas contaminadas, mas 10.503 já se recuperaram e há 32 pessoas em tratamento. Foram 92 óbitos e 26.641 testes realizados.

Não está descartada a publicação de decreto que obrigue a retomada do uso das máscaras, tudo depende da evolução ou involução, nos próximos dias, dos casos de síndrome respiratória.

Há duas importantes campanhas de vacinação nesta área em curso no município, a da Gripe e da Covid. A da Influenza teve início no dia 4 de abril e segue até esta sexta-feira (3). Em seguida, na segunda-feira (6), a vacina contra a Gripe será liberada para toda a população acima dos 5 anos.

Previna-se

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Três de Maio realiza a imunização da Influenza e Covid-19. No Centro II, são aplicadas as vacinas contra a Gripe, já na Vigilância em Saúde, na rua João Ernesto Ramos, 110: a da Influenza e Covid-19. O serviço ocorre de segunda a sexta, das 7h30h às 11h30 e das 13h15 às 15h30, salvo às terças-feiras, onde o horário é estendido até as 19h.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo