Com o intuito de fortalecer a corrente internacional, seja na importação ou na exportação, e desenvolver a competitividade das micro e pequenas empresas de forma sustentável, aumentando a rentabilidade, o Programa Go to Market é lançado nesta terça-feira (12).

A iniciativa é do Sebrae/SC e da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). O programa será lançado durante um webinar, às 19 horas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do link http://sebrae.sc/webinar-gotomarket.

Durante o webinar, o gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, e a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maitê Bustamante, irão explicar todas as etapas do programa. Informações de como vai funcionar a seleção das empresas, o plano de ação e os principais conteúdos que serão debatidos.

O evento contará, ainda, com a participação do diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. Os presidentes de outras instituições parceiras, como Faesc, Acate, Fampesc, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, Acats, FCDL/SC, Secretaria de Assuntos Internacionais, Facisc e Fecomércio/SC, também participarão.

De acordo com Gallotti, a parceria com a Fiesc faz parte do Projeto SC+Global, do Sebrae/SC, o qual busca oferecer capacitação, consultorias e qualificação para as empresas e empresários, a fim de criar oportunidades para aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional.

“Desde o ano passado, estamos focados em promover a internacionalização dos pequenos negócios catarinenses. Acreditamos que é fundamental capacitar as empresas para aumentar a competitividade delas, garantindo mais desenvolvimento para Santa Catarina”, comenta.

 

Programa SC+Global

O programa SC+Global é uma iniciativa da Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC, gerida pelo empreendedor Filipe Gallotti e que busca estimular a internacionalização de micro e pequenas empresas como um processo bem definido dentro de cada uma, sensibilizar os empresários e prepará-los para uma maior competitividade, as preparando para atuar com maior vantagem, tanto no mercado nacional, como internacional. As empresas que têm interesse em participar podem acessar o site do programa: http://sebrae.sc/scmaisglobal.

Para Gallotti, a idealização do programa SC+Global se faz necessária para lançar um novo horizonte de oportunidades às pequenas empresas. “Muitos empreendedores não visualizam o potencial de expansão de seus negócios e acabam não identificando as inúmeras oportunidades existentes, por isso estamos convidando todos a conhecerem e participarem do SC+Global. Traçando uma trilha para aumentar a competitividade global”, analisa.

O SC+Global promoverá uma série de eventos ao longo do ano com o intuito de preparar os empresários para a atuação no mercado internacional.