#Pracegover foto: na imagem há água, navios, vias, veículos e árvores
#Pracegover foto: na imagem há água, navios, vias, veículos e árvores

A SCPAR Porto de Imbituba concluiu a edição 2021 do programa Carga Preciosa com o saldo de 20 projetos culturais de Imbituba apoiados pela Autoridade Portuária, totalizando um repasse de R$ 221,2 mil via lei de incentivo fiscal do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba (Procult). As iniciativas locais beneficiadas no último ano abrangem as áreas de fotografia, literatura, música, culinária, teatro e educação. Desde 2013, o programa do Porto já soma o apoio a mais de 150 projetos catarinenses, com repasse de R$ 2,1 milhões.

“A oportunidade de destinar parte do Imposto Sobre Serviços para projetos esportivos e socioculturais locais têm possibilitado que o Porto seja um grande parceiro do município na realização de sonhos e fortalecimento da comunidade”, destaca Fábio Riera, diretor-presidente do Porto.

Um dos contemplados em 2021 foi a imbitubense Rosa Nadir Teixeira Jerônimo, com seu projeto de elaboração do livro Viver em Imbituba: A Terrafilia dos Nativos. Lançada em dezembro, a obra apresenta histórias de vida de pessoas nativas da região norte de Imbituba, enfatizando a ligação afetiva entre os habitantes e o território onde residem.

“Desde o primeiro contato até o presente momento de lançamento do livro, o incentivador está sendo horizontal, dinâmico e participativo. Sinto-me livre para conversar e fazer desse projeto uma parceria cultural real. O programa Carga Preciosa recebeu meu projeto com acolhimento, personalizando nossas conversas. Sou muito grata pelo incentivo que ultrapassou a materialidade, possibilitando que essa obra, tão importante para mim, chegasse com tanta qualidade aos imbitubenses. A SCPAR se compromete de forma ampla com a cultura local, percebi isso desde o início. Desejo que novos projetos possam ter a mesma parceria em outros momentos”, relata Rosa Nadir.

Desde 2020, a seleção de projetos para apoio do Porto ocorre por meio de edital de credenciamento e conta também com uma comissão de avaliação formada por colaboradores da Autoridade Portuária, a fim de tornar o processo seletivo cada vez mais isonômico e transparente.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul