Wagner da Silva
Grão-Pará

As etapas da obra de asfaltamento da SC-439, entre Grão-Pará e Urubici, serão revistas. A promessa foi feita pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) nesta sexta-feira. Ele esteve em Grão-Pará, onde participou da inauguração de uma ponte na comunidade de Rio Pequeno.

A pavimentação dos aproximadamente 56 quilômetros é dividida em três etapas. A primeira, de 20,6 quilômetros entre Urubici e a Serra do Corvo Branco, está em execução. O investimento no primeiro lote é de R$ 32 milhões. Lideranças da região pediram a mudança no cronograma. O trecho mais extenso, de 24 quilômetros, liga Grão-Pará à Serra do Corvo Branco, é a terceira fase da obra. Já os outros 9,5 quilômetros que compreendem a Serra propriamente dita, são a próxima etapa.

A sugestão das lideranças políticas é inverter a ordem da obra. Assim, o próximo trecho a ser licitado é o de Grão-Pará à Serra. A iniciativa é encabeçada pelo prefeito de Grão-Pará, Valdir Dacorégio (PMDB), e tem apoio dos municípios que participam do Fórum de Desenvolvimento Sustentável. Eles realizaram um abaixoassinado que foi entregue ao governador.

Exausto após a maratona de eventos na região (leia mais nas páginas 2, 3 e 5 desta edição), Luiz Henrique declarou apenas que a segunda etapa estará na listas de obras que receberão recursos do empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 5. Ele disse que analisará a possibilidade de mudança.
“O interesse da região é fundamental na tomada de decisão. O secretário de desenvolvimento regional de Braço do Norte, Gelson Padilha (PSDB), já havia comentado isso. Ele está próximo, conhece de perto as aspirações da região. Vamos analisar e, se possível, mudamos o cronograma”, declara o governador.

Ordem de serviço

A implantação e inauguração da sede da Associação dos Municípios da Encosta da Serra Geral (Amesg), em São Ludgero, também contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que cumpriu extensa agenda no Vale nesta sexta-feira.

Após a cerimônia, o governador foi a Braço do Norte, onde, ao lado do prefeito Evanísio Uliano (PP), o Vânio, lançou o edital de licitação para obra de asfaltamento da rodovia municipal 424, a chamada Estrada do Pinheiral, que liga a comunidade interiorana ao centro da cidade. O projeto readequado, foi entregue esta semana .

À noite, Luiz Henrique ainda foi homenageado, em cerimônia realizada na câmara de vereadores de Grão-Pará, onde recebeu o título de Cidadão Honorário Grãoparaense.