Priscila Alano
Tubarão

A solução para o prédio do posto de saúde desativado na comunidade da Passagem, em Tubarão, está próxima. Os moradores aguardam a decisão, argumentam que a casa que abriga a unidade de saúde atualmente não comporta a demanda.

O secretário de planejamento da prefeitura, Edvan Nunes, explica que a empresa que executou a obra apresentou um projeto de recuperação. O prédio foi construído fora de nível, e apresentou problemas estruturais, como rachaduras nas paredes. “O engenheiro analisa a proposta, para ver se é viável a restauração. Sabemos que a comunidade aguarda ansiosa por uma decisão, e o prazo dado para a reforma já expirou, era início de junho”, reconhece Edvan.

Entretanto, a comunidade ganhará uma nova unidade de saúde. Na última semana, a prefeitura assinou o convênio com o governo do estado para a construção de dois postos de saúde no município. Um será próximo à rua Canadá, no bairro Passagem, e o outro em Oficinas. “A licitação para a construção dos postos de saúde deve sair em 15 dias”, planeja Edvan.

O vice-presidente do conselho comunitário, Lourival José de Souza, o Neném, relata que o posto de saúde funcionou em torno de três anos, e depois o atendimento teve que ser remanejado para outro local. “Tentamos realizar algumas ações para tentar controlar as rachaduras. O prédio está abandonado, já roubaram as janelas, aguardamos por uma solução”, afirma Neném.