Tubarão

Foi oficializado, recentemente, pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que o novo Centro de Ensino e Treinamento para a Residência Médica em Anestesiologia, em Tubarão, passa a ser o Hospital Socimed. A pós-graduação médica de três anos é voltada aos médicos que desejam exercer a atividade de Anestesiologia ou Anestesia, como é popularmente conhecida a especialidade.

A especialidade médica tem crescido de modo significativo ao longo dos anos, não só estudando e proporcionando ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, mas também no tratamento da dor, englobando não só o período intraoperatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios.

Durante a especialização, serão ministradas aulas teóricas e práticas, dentro do ambiente hospitalar do Socimed, inclusive com acompanhamento de procedimentos médicos. O credenciamento da instituição como hospital oficial para a Residência incluiu a visita de médicos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que já conta com especialistas do quadro clínico do Socimed como instrutores: dr. Eduardo Bianchini, dr. Jean Abreu Machado, dr. Benhur Heleno De Oliveir, dr. Ricardo Viana Rezende e o dr. José Warmuth Teixeira.

As provas da especialização são aplicadas pela própria SBA em nível nacional. Segundo o dr. Jean Abreu Machado, que coordena a equipe, esta é uma oportunidade também para a instituição, já que a qualificação constante e dinâmica do corpo clínico, é uma das premissas. “Médicos com CRM (registro oficial no Conselho Regional de Medicina) de todo o país, podem se inscrever para as vagas, que abrem anualmente”, reforça.