Imbituba

Agora, Imbituba também conta com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa partiu do Corpo de Bombeiros e da secretaria de saúde da prefeitura. As duas corporações atuarão de forma vinculada.

O convênio foi assinado ontem, entre o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins (PSDB), o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Marco Aurélio Barcelos, e a secretária de saúde, Léa de Oliveira Lopes.

Ainda que trabalhem unidos, diferente do que ocorre em muitos municípios, as chamadas para os bombeiros continuam a ser feitas pelo telefone 193. No número do Samu, o 192, serão priorizados os atendimentos relacionados aos casos clínicos de urgência e emergência.

Em Tubarão, também ontem, a equipe do Samu recebeu uma nova ambulância de UTI. A antiga não oferecia mais condições de uso. O veículo foi adquirido por meio de uma parceria entre o estado, o Ministério da Saúde e a prefeitura. O investimento foi de R$ 260 mil.

É a segunda unidade entregue este ano para o Samu da Cidade Azul. A primeira, repassada pelo município, trata-se de uma unidade básica. A antiga também já não tinha mais condições de rodar.