Tubarão

Nas últimas décadas, o desenvolvimento de procedimentos minimamente invasivos ganhou força. Por meio de equipamentos modernos e sem a necessidade de grandes incisões, esse modelo de cirurgia reduz o risco de complicações e acelera o processo de recuperação.

Utilizada em diversas especialidades médicas, a técnica tem sido empregada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) há anos. Um exemplo é a cirurgia cardíaca por vídeo, realizada desde 2011 na instituição. O procedimento é feito com o auxílio de microcâmeras para que o médico consiga visualizar o interior do corpo sem precisar fazer grandes incisões. Até hoje, dez videocirurgias cardíacas já foram realizadas.

O HNSC é referência para o Ministério da Saúde no atendimento de alta complexidade em Cirurgia Vascular e no serviço de assistência de alta complexidade em procedimentos de Cardiologia Intervencionista. São mais de duas mil cirurgias cardíacas realizadas na instituição desde 2007 e 120 consultas cardiológicas por mês.

A técnica de videocirurgia também está presente na ortopedia, procedimentos de obesidade, otorrinolaringologia, como nas sinusectomias (cirurgias da sinusite) e pólipos nasais (tumores benignos que causam obstrução nasal).

Instituto do coração

Recentemente, o HNSC inaugurou o Instituto do Coração, um ambulatório exclusivo para os cuidados do órgão. No local são oferecidas consultas com especialistas em cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, cirurgia cardíaca e procedimentos intervencionistas. Além disso, o Instituto oferece check-up cardiológico básico e completo. “Cuidar do coração é preservar a vida, um dos valores predominantes do hospital e, para isso, o HNSC conta com equipe especializada e equipamentos de ponta à disposição dos pacientes”, indica a direção da instituição de saúde.