Carolina Carradore
Tubarão

Basta desligar-se por 15 minutos e movimentar o esqueleto da forma que achar melhor. Esta foi a proposta do Dia do Desafio, uma competição mundial que, em Santa Catarina, foi promovida ontem pelo Sesc em 70 cidades. Tubarão concorreu com a cidade cubana Menendez e a meta era fazer com que as pessoas desenvolvessem pelo menos 15 minutos de exercício físico. A competição iniciou à meia-noite e encerrou às 21 horas.

Ganha quem reunir o maior número de participantes. “Até o meio da tarde já tínhamos muitos registros. Amanhã (hoje), vamos comparar com a cidade cubana e descobrir se vencemos em número de participantes. Nosso objetivo é promover a prática de exercícios de forma saudável”, afirma a coordenadora do Dia do Desafio em Tubarão e assistente social do Sesc, Fabíola Silveira Martins.

Capivari
Em Capivari de Baixo, uma partida de vôlei à meia-noite iniciou as atividades do Dia do Desafio. Outras atividades como ginástica, exercícios laborais, caminhada, futsal e outros esportes foram realizados em escolas, empresas, prefeitura e comércio.

“O segredo é não parar”

Durante todo o dia de ontem, o Sesc também promoveu em diversas atividades ligadas a exercícios físicos na praça Pery Camisão, ao lado da Casa da Cidade, no centro de Tubarão. Com energia de sobra, a aposentada Almira de Souza Locks, 78 anos, era uma das mais animadas no grupo de idosas que fazia ginástica. Tudo sob a orientação de profissionais do Sesc.

Integrante do grupo de idosos do bairro Humaitá, a disposição de Almira é notória. “Gosto de participar de tudo. Hoje (ontem), por exemplo, é uma ótima opção para nos exercitar, além de rever a amigas e sair um pouco da solidão. O importante é manter a mente sempre ativa”, aconselha a aposentada. A mesma disposição tem a colega Maria Lima, 70 anos. Mãe de seis filhos, 19 netos e um bisneto, Maria adora dançar, caminhar e participar das atividades da igreja. “O segredo para tanta disposição é nunca parar”, ensina.

Por volta das 16 horas, a programação ficou por conta de uma caminhada realizada por aproximadamente 20 mulheres, integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Elas seguiram da praça Pery Camisão até ao Farol Shopping. Entre as atividades, também foram realizados aula de capoeira, tai chi chuan e recreação infantil. Na academia do Sesc, participantes do Dia do Desafio revezaram-se durante 14 horas pedalando uma bicicleta.