Amanda Menger
Tubarão

Após quatro sessões de radio e quimioterapia, o prefeito eleito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), já apresenta sinais de melhora. As dores que sentia nas costas, pernas e quadril cederam. O tratamento, realizado em São Paulo, deverá estender-se por mais dez dias, aproximadamente. “Estamos otimistas. Depois destas primeiras aplicações, o Dr. Manoel não se queixa mais de dores. O tratamento será feito durante mais alguns dias e, depois, serão feitos novos exames para saber qual o efeito da radio e da quimioterapia”, relata o assessor de imprensa Ramires Linhares.

O tratamento do Dr. Manoel é acompanhado pela esposa, a também médica Márcia Regina Pereira. As sessões de quimio e radioterapia são realizadas no Hospital A. C. Camargo, na capital paulista, onde o futuro prefeito passa o dia, já que não está internado lá. “Ele está reagindo bem ao tratamento e, principalmente, mantendo o pensamento positivo que é fundamental para superar todos os problemas, incluindo os de saúde”, reforça Márcia.
Durante a campanha, Dr. Manoel sentiu fortes dores na perna direita. Depois do pleito, ele passou a sentir dores também na coluna. Inicialmente, acreditava-se que ele poderia estar com uma hérnia de disco, problema semelhante ao enfrentado pelo prefeito Carlos Stüpp (PSDB).

Dr. Manoel viajou a São Paulo, onde realizou uma série de exames. Por recomendação dos médicos, permaneceu na capital paulista, devido ao comprometimento de uma das vértebras da coluna. O futuro prefeito já gravou dois depoimentos, um em áudio e outro em vídeo, tranquilizando a população sobre o seu estado de saúde e agradecendo as orações feitas pelos tubaronenses.

Tubaronenses rezam pela saúde de Dr. Manoel
Centenas de amigos, eleitores e simpatizantes participaram, ontem à noite, de uma corrente de orações na igreja matriz São José Operário, em Oficinas. O pedido de todos foi comum: a melhora do estado de saúde do prefeito eleito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB).
A corrente de oração ocorreu durante a realização de uma novena, rezada pelo padre Edison Müller, pároco de Oficinas. “Estamos torcendo por ele. Dr. Manoel tem uma bela missão de vida e queremos que ele melhore e volte para casa, para Tubarão logo”, afirma o padre.

A novena foi transmitida via internet e acompanhada por Dr. Manoel, que realiza tratamento de saúde em São Paulo. Durante a campanha, ele sentiu dores em uma das pernas. Depois da eleição, as dores estenderam-se também para a região de coluna. O tratamento deverá ser concluído em cerca de dez dias.