Tubarão

Há mais de três décadas, Tubarão começou a dispontar no Sul do Estado e em Santa Catarina como município-referência em saúde. Hoje, é uma das cidades mais bem preparadas da área no país e está entre as que mais concentra clínicas em especialidades diversas, além de dois hospitais e uma universidade com formação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, e ainda oferta de cursos técnicos em enfermagem e outros englobados ao setor. Uma das empresas que observou este desenvolvimento setorial foi a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), que atua no sistema cooperativista, o que resulta no atendimento mais exclusivo e diferenciado.

A tecnologia de ponta, precisão e agilidade nos resultados formam as características do Centro de Imagem Unimed Tubarão (CIU), que está completando cinco anos de atuação. Na sexta-feira, a direção da Unimed tubaronense promoveu um jantar de confraternização entre seus colaboradores, no Clube dos Médicos Unimed.

Com equipamentos de ponta em diagnóstico, o Centro de Imagem é uma referência regional, aliado ao corpo clínico e colaboradores, que destacam a qualidade dos serviços oferecidos a todo o Sul catarinense.

O CIU atua com um sistema que proporciona o armazenamento e comunicação de imagens, possibilitando que as informações dos pacientes sejam compartilhadas e visualizadas em equipamentos de alta resolução.

Todo este complexo tecnológico de diagnóstico por imagem é integrado. Por trás de toda a tecnologia de ponta está um corpo clínico formado por médicos especialistas garantindo a qualidade do diagnóstico.

Os laudos e imagens dos exames realizados no CIU podem ser visualizados via Internet, 24 horas do dia, em qualquer dia da semana.

Hoje, são 250 médicos cooperados, cerca de 90 colaboradores e quase 53 mil pacientes. Abrange os 18 municípios da Amurel e mais Lauro Müller.

A Unimed Tubarão tem sua sede própria na avenida Marcolino Martins Cabral. Foi reformada recentemente.


Ressonância do coração

Uma exclusividade do Centro de Imagem Unimed é a Ressonância do Coração, uma tecnologia aplicada à medicina que mostra o órgão em múltiplos planos e eixos, além de detalhar a dinâmica do ciclo cardíaco.

Nos últimos anos, a ressonância do coração tem conquistado um espaço cada vez mais amplo na medicina e o desenvolvimento da tecnologia, no Centro de Imagem Unimed, permite progressos importantes na avaliação dos pacientes com a qualidade e fidelidade das imagens, conforme aponta a direção da unidade.

“Esta precisão colabora com a cardiologia e, o mais importante, tem demonstrado excelente valor prognóstico com as informações adquiridas permitindo determinar o risco futuro do paciente em estudo”, completa a diretoria.

Biópsias
Outro exame de destaque disponibilizado no Centro de Imagem Unimed relaciona-se aos procedimentos de punções biópsias diagnósticas nos órgãos e estruturas como a glândula tireoide, mama, linfonodos (gânglios), que são realizados pela médica Michelle Alves Scarduelli. Além das biópsias, a profissional realiza os exames de ultrassom, ressonância, tomografia e mamografia. Estes exames buscam oferecer qualidade nos atendimentos realizados nos Centro de Imagem Unimed.