Termina nesta sexta-feira (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação teve início no dia 10 do mês passado. A iniciativa em Santa Catarina tem como objetivo imunizar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. Aquelas pessoas sem o esquema vacinal completo devem ir até amanhã em um posto de saúde para se imunizar contra a doença.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, mesmo com o fim da campanha nesta sexta-feira, as doses da vacina contra a doença continuam disponíveis nos postos de saúde de todo o Estado. “Ela faz parte da rotina de vacinação e é aplicada durante todo o ano nas mais de mil salas de vacinação de Santa Catarina”, enfatiza.

O Estado permanece desde o ano passado com surto ativo da doença. Neste ano, conforme com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, foram confirmados 62 casos de sarampo. Outros 57 ainda permanecem em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). Os municípios com casos confirmados de sarampo são: Florianópolis (25), Joinville (18), Porto União (6), Jaraguá do Sul (2), Schroeder (2), Blumenau (2), São José (2), Guaramirim (1), Três Barras (1), Videira (1), Maravilha (1) e Itá (1).

No ano passado, 9% dos municípios (526) registraram 18.203 casos confirmados e 15 mortes por sarampo, 14 em São Paulo e uma em Pernambuco. São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090, 88,4% do total, em 259 municípios, seguido do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará. A primeira morte por sarampo este ano foi registrada no Rio de Janeiro.

O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados