Santa Rosa de Lima

O trabalho intensificado da equipe do programa de saúde bucal de Santa Rosa de Lima, implantado em 2002, rendeu um prêmio ao município, no 6º Encontro Macrorregional de Saúde da Família. O evento inicia hoje e segue até sexta-feira, em São José, na Grande Florianópolis.

Entre os trabalhos a serem apresentados nesta etapa estadual, além de Santa Rosa de Lima, também serão mostrados os resultados dos programas implantados em Tubarão e Turvo. Cada equipe já recebeu R$ 5 mil de prêmio, agora, na etapa estadual, poderão receber mais R$ 40 mil cada.

A equipe de saúde do município do Vale apresentará a avaliação dos resultados obtidos nos últimos sete anos, ou seja, desde que a saúde bucal foi transformada em programa e deixou de ser apenas uma estratégia de saúde familiar. Com a mudança, os profissionais tiveram a missão de reduzir os índices de dentes cariados, perdidos e obturados em crianças de 6 a 12 anos.

Para chegar aos bons resultado, a equipe de Santa Rosa de Lima atende aproximadamente 400 crianças em três escolas no município: Colégio Estadual Professor Aldo Câmara, Centro de Educação Infantil e Jardim de Infância Recanto Alegre.

O principal foco é orientar e ensinar qual a maneira correta de escovar os dentes. “A cada três meses, realizamos escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de kits de higiene oral. Somente com estas ações simples, mas pontualmente desenvolvidas, conseguimos reduzir o número de crianças com problemas dentários”, comemora a dentista responsável pela equipe, Julia Wiggers.