Bertoldo Weber
São Ludgero

Em breve, as sessões da câmara de vereadores de São Ludgero serão transmitidas em tempo real pela internet. O objetivo é oportunizar às pessoas mais uma ferramenta de comunicação e interação com o legislativo. A empresa Cricinet será responsável pelo trabalho. O primeiro teste foi feito na última reunião dos vereadores. A sessão foi transmitida no site da câmara em caráter experimental.

Segundo o representante comercial da Cricinet na região, José Moisés, o legislativo sairá na frente ao utilizar este canal para difundir as informações. Para ele, o mais interessante de tudo é que colocará os trabalhos dos vereadores aos olhos do mundo. “Além da comunidade local, qualquer pessoa poderá acessar o site e assistir ao vivo o que é debatido na casa”, avalia.

No Vale, nenhuma outra câmara faz transmissão ao vivo das sessões. Para o presidente do legislativo, Moadir Matias (DEM), a experiência é mais um avanço na divulgação dos trabalhos dos vereadores. “Muitas pessoas não participam presencialmente das sessões por motivos diversos. Assim, com esta transmissão, elas poderão acompanhar os trabalhos no conforto do lar ou em qualquer outro local, no momento que a reunião ocorre ou, se preferir, no dia em que tiver tempo”, explica.

Moadir reforça que a transmissão on-line é mais uma forma da população obter informações sobre os vereadores, o trabalho desenvolvido é também uma oportunidade de acompanhar o trabalho do vereador que o cidadão elegeu. “Será mais um passo importante para difundir os trabalhos da casa de forma transparente”, reforça. A câmara de São Ludgero também transmite as sessões através de emissoras de rádio e jornais do Vale.