Bertoldo Weber
São Ludgero

A secretária de saúde e promoção social da prefeitura de São Ludgero, Nilva Pickler Schlickmann (PMDB), deixou o cargo ontem devido ao prazo determinado pela justiça eleitoral para que os interessados a concorrer no pleito de outubro deste ano descompatibilizem-se de função pública que eventualmente ocupem. A partir de segunda-feira, o lugar será ocupado pela enfermeira Janete Ida Felippe Pavanate.

Segundo Nilva, o principal trabalho desenvolvido frente à pasta foi o de prevenção. “Conseguimos um grande avanço em termos de qualidade de vida e de longevidade para a população de São Ludgero. Já não se pensa mais a saúde unicamente como um sistema destinado a tratar dos doentes, mas sim como um instrumento de evitar e controlar as doenças”, define Nilva.

O investimento na qualificação profissional, em equipamentos, ambulância e veículos também é salientado pela ex-secretária. “O principal foi trabalhar na melhoria da qualidade de vida da população. Seja através do programa Saúde em Ação nas comunidades, dos grupos de gestantes, diabéticos e hipertensos, do acompanhamento feito pelos agentes do PSF. Foi um trabalho intenso, com resultados muito positivos”, considera.

Originalmente uma profissional da educação, Nilva confessa que assumir a pasta da saúde foi um desafio e também uma das experiências mais gratificantes de sua vida. “Sempre estive preparada e aberta a novos conhecimentos e a superar obstáculos. Assumir a pasta da saúde foi marcante. Não só pela imensa responsabilidade que isto representa, mas pela oportunidade de conhecer as necessidades das pessoas e de poder ajudá-las. A saúde é uma das áreas da administração pública que melhor permite esse contato. Isto me fez crescer como profissional e como pessoa e, sem dúvida, contribuirá para o meu desempenho como vereadora”, avalia.

O prefeito Ademir Gesing (PMDB), o Gogo, elogia o trabalho desenvolvido por Nilva frente à pasta da saúde e garante que Janete seguirá o mesmo caminho. “Será a primeira vez na história do município que um profissional de carreira da saúde ocupará o cargo de secretário”, observa.