São Ludgero atingirá 100% de esgoto doméstico tratado até o próximo dia 22

São Ludgero

Com 3,2 mil ligações no perímetro urbano e ultrapassando as 600 instalações do sistema individual de tratamento no meio rural, a prefeitura de São Ludgero trabalha para alcançar e oficializar o percentual de 100% de esgoto sanitário tratado até o próximo dia 22, Dia Mundial da Água.

O projeto intitulado ‘São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado’, foi lançado em junho de 2015, durante as comemorações de aniversário da cidade. A iniciativa tinha como objetivo oportunizar o mais rápido possível que todas as famílias da cidade fossem beneficiadas com o tratamento do esgoto doméstico, contribuindo assim para a saúde pública, a preservação da água e do Meio Ambiente.

O projeto da atual administração de São Ludgero teve como grandes parceiros o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Um Grupo Gestor foi criado com representantes de diversos setores públicos além dos parceiros, como Secretaria da Saúde, Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo e Vigilância Sanitária.

No perímetro urbano a coleta e o tratamento do esgoto doméstico já existiam e o grande desafio para chegar ao percentual de 100% das residências era convencer o Ministério Público a autorizar redes de esgoto nas áreas consideradas irregulares. A conquista ocorreu pelo fato do município aderir ao Programa de Regularização Fundiária Lar Legal, do Governo do Estado, o qual tem o objetivo de oportunizar as sonhadas escrituras públicas, e as redes de esgoto foram instaladas.

Na área rural, há mais de 15 anos, com investimento público vindo do Microbacias, as famílias reunidas com técnicos da Epagri, decidiram investir em saneamento e um Sistema Individual de Tratamento (SIT) foi desenvolvido para a realidade de São Ludgero, popularmente conhecida como Kit de Fossa Séptica, e as primeiras instalações foram realizadas.