Liliane Dias
Grão-Pará

Realizada há mais de 50 anos, a Festa de São João Batista, de Grão-Pará, é tradição e atrai pessoas de diversas regiões do país. Este ano, a estimativa é de que 12 mil pessoas passem pela cidade entre esta sexta e a próxima terça. Várias atrações, como a tradicional queima da fogueira, com 25 metros, shows pirotécnicos e bandas, parque de diversões, além de barracas com quitutes, galinha assada, churrasco, entre outros, garantem o sucesso da festa.

O coordenador geral da festa, Salésio Leandro Ascari, diz que a estrutura é preparada para garantir a comodidade e a segurança dos visitantes. “Além dos eventos, haverá sonorização de ambiente, sanitário ecológico, cobertura de lonas e policiamento”, afirma.

A organização do evento é feita voluntariamente pela Comissão de Assuntos Administrativos e Econômicos Pastorais (Caep) e festeiros da paróquia, com apoio das pastorais e do Lions Clube local. A escolha da rainha e princesas será na abertura, sexta, com a participação de 12 candidatas com idade entre 16 e 20 anos que representam as comunidades do município. Será realizado também o Torneio de Futebol de Salão, com 20 equipes, no Ginásio de Esportes Pedro Ivo Figueiredo de Campos. Os ingressos serão vendidos antecipadamente.

A rifa de duas motos, um notebook, uma lavadora de roupas e uma TV 29 polegadas será sorteada no dia 24, no valor de R$ 25,00, incluindo o ingresso para o baile. O dinheiro arrecadado com a festa será utilizado para a manutenção da igreja, do salão paroquial, além das pastorais. Para o pároco Nilo Schlickmann, é um evento que proporciona o encontro das famílias e das comunidades. “As celebrações religiosas, a procissão e bênções também serão pontos altos”, reforça.