Wagner da Silva
S. Rosa de Lima

Disposição para trabalhar não falta para os funcionários da secretária da agricultura da prefeitura de Santa Rosa de Lima, mas, apesar do tempo instável e das constantes chuvas, boa parte do tempo não é usado como deveria, ou seja, para a manutenção de estradas, obras, entre outros.
Segundo o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, isso o deixa frustrado, pois as chuvas atrapalham o andamento de diversas atividades. “É possível transitar em todo o município, mas com certo cuidado, pois não há como fazer a manutenção das estradas devido ao mau tempo”, argumenta o prefeito.

Este fato é a maior preocupação da administração no momento. “A economia da cidade depende de boas estradas para escoar a produção. Por exemplo, há um serviço para fazer no acesso ao Frigo Primos, mas não há como executar, pois uma chuva como a de hoje (ontem) atrapalha bastante. Como nosso solo é em grande parte barro, com certeza, mexer neste momento seria impróprio”, explica.
Os equipamentos, como caminhões, retroescavadeiras, patrolas e tratores, estão em boas condições. “A prefeitura está com bons equipamentos, mas não pode trabalhar. Para parte da população isso é inadmissível, mas a gente tenta explicar”, salienta o prefeito.

O secretário da pasta, Lourivaldo Schmitz, lembra que há quase nove meses não são executadas obras até o fim. “No último ano, em apenas dois meses foi possível fazer melhorias. No outros dez não houve como trabalhar devido ao mau tempo. Até mesmo uma rua que foi melhorada, há poucos dias foi afetada após a chuva”, conta. Enquanto o tempo não colabora, a administração estoca material. “Assim que possível estaremos nas estradas para trabalhar nas melhorias necessárias”, finaliza o secretário.