Florianópolis

Santa Catarina registrou mais 24 casos de Covid-19 nesta quarta-feira (22), totalizando 1.115 casos confirmados do novo coronavírus no Estado, segundo boletim da Secretaria do Estado de Saúde. Também foram confirmadas mais duas mortes pela doença, totalizando 39 mortes.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, menciona que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado é de 16,27%. Atualmente 102 pacientes estão em leitos de UTI. Desses, 62 estão na rede pública e 40 clientes em hospitais particulares.

Nesta quarta-feira, após muita expectativa ocorreu a reabertura de estabelecimentos como academias, restaurantes e shoppings centers. A portaria que regulamentou a reabertura foi publicada nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Estado. Regras como o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, por exemplo, devem ser respeitas. No entanto, não foi bem isso que ocorreu em um shopping, em Blumenau. No estabelecimento comercial, que fica no Vae de Itajaí, houve aglomeração de pessoas.

De acordo com o governador Carlos Moisés, medidas restritivas podem ser adotadas, se casos da doença avançar de maneira acelerada em relação ao avanço da estrutura da rede de saúde de Santa Catarina. Ele afirmou que o governo monitora os impactos das reaberturas dos setores.